Consertando um pedal de Flanger Oliver BF-20

 

Pedal Oliver
Este pedal de guitarra chegou aqui com o potenciômetro de profundidade quebrado e mesmo sem ser necessário gravei um vídeo sobre o conserto:

O circuito é bem clássico com alguns amplificadores operacionais, muitos transistores e o parzinho MN3102 e MN3207 (delay de bucket brigade):

Placa pedal de guitarra


Restaurando o firmware do monitor LG M237WA

 Há 11 anos eu fiz um post mostrando o monitor LG M237WA e agora ele apresentou um problema de menus corrompidos. Segue o vídeo do conserto:

O problema era nas memórias Flash (firmware) ou na EEPROM (configurações). Atualizei as duas e o monitor voltou ao normal. Tenho esse monitor desde 2010 e deve ficar comigo o tempo que conseguir manter ele funcionando. É o único monitor que tenho aqui em casa com entrada DVI e no momento está no PC da filha do meio.

Os arquivos eu encontrei num vídeo de conserto de um monitor de mesmo modelo.

ProtoConn - Uma placa de protótipos com conectores

Esqueci de colocar aqui, mas criei um projeto aberto de uma placa de protótipos com muitos conectores e fiz um vídeo de demonstração lá no canal:


O projeto completo e todas as informações estão no repositório no meu GitHub. Talvez, mais pra frente, eu faça um vídeo em Português sobre o desenvolvimento da placa.

Por dentro de um powerbank Pineng de 20000 mAh

Power bank 20k
Mais um review e desmontagem de powerbank por aqui. Segue o vídeo:

Aparentemente é um powerbank Pineng não original por falta da etiqueta correta para checar o número de série. Este aqui se diz de 20000 mAh, possui duas baterias 1160100 (de 10000 mAh) mas não passou nos testes que fiz. A capacidade real parece ser em torno de 10000 mAh somente. Desmontado dá pra ver o stack de duas baterias e a placa de controle:

Power bank 20k
Dando uma olhada somente na placa dá pra ver que usa um CI MP5216, controlador de powerbank comum sem carga rápida:
Placa powerbank

Retrofit em um Relógio de parede digital

Relógio de academia

Encontrei este relógio de parede digital (também conhecido com relógio de academia) no ferro-velho. Não funcionava e a causa era o controlador queimado. Até encontrei o controlador a venda na Internet mas sairia mais caro do que comprar uns dois relógios novos. Daí fiz um retrofit trocando o controlador original (TG1508D5V5) por um Raspberry Pi Pico W. Isso permitiu que a hora e data seja ajustada automaticamente via Wifi. Segue o vídeo:

O processo completo de levantar o esquema da placa com a ajuda do kiCAD e o firmware novo está no repositório lá no meu GitHub


Comprei 16kg de componentes...

 Pois é, fui no ferro-velho e achei uma caixa de componentes com uma chaves de teclado que são relativamente caras e ao invés de perder tempo procurando só as chaves acabei comprando a caixa toda. Segue o vídeo:

Por dentro de um microfone Bluetooth WS858

microfone Bluetooth
No fim do ano este microfone sofreu uma queda e parou de funcionar. O microfone de eletreto interno teve um dos fios desconectado. Aproveitei que ia abrir pra consertar pra fazer um vídeo:

O microfone possui apenas uma placa com o CI do Bluetooth (PHRA15E5C) e o CI amplificador de áudio (LTK5128):

Placa microfone Bluetooth
Olhando as informações que consegui sobre o PHRA15E5C acho que ele não tem carregador de bateria de Lítio, o que é estranho já que, aparentemente, não tem um carregador na placa. Desconfio que possa ter algo embaixo do conector USB A, mas não conferi. Do outro lado da placa tem os botões e dois potenciômetros deslizantes SMD:
Placa microfone Bluetooth



Conserto Fone de ouvido Hyperx Cloud II

Fone Hyperx Cloud II
Daí chegou este fone Hyperx Cloud II pra consertar. Normalmente conserto de fone de ouvido não compensa já que os fones normalmente são baratos e é melhor trocar por um novo. Neste caso é um fone relativamente caro e consegui consertar e dar uma melhorada no visual por volta de 10% do custo de um novo. Segue o vídeo:

Minhas considerações sobre troca frequente de pasta termica

 Acabei, finalmente, gravando um vídeo sobre o que penso da troca frequente de pasta térmica em CPU, GPU, Videogame e afins:


Sei que tem muita gente que vai dizer que já viu melhora de temperaturas acima de 10 graus só trocando pasta térmica, mas isso não faz sentido por causa das equações e características dos TIM. O que pode explicar essa diferença seria pasta colocada de forma errada anteriormente, posicionamento errado ou pressão menor do dissipador e problemas na ventoinha. Mas isso carece de referências na literatura que pesquisei.

Deixo aqui também os links para os testes do Léo Corradini que ficaram muito bons:


Referências citadas no vídeo:
Livro: "Fundamentos de transferência de calor e de massa" de Frank P. Incropera e Theodore L. Bergman.

Artigo: Prasher, R. (2006). Thermal interface materials: Historical perspective, status, and future directions, Proceedings of the IEEE, 94, 1571–1586.

Datasheets:
Wakefield-Vette 120 series Thermal joint compound.
Honeywell PTM7950 High Thermal Conductivity Phase Change Material
Advanced Thermoelectric AOS52022 Thermal Grease

Pakéquis Lab versão 2025

Laboratório de eletrônica
Daí eu fiz uma limpa aqui no meu "laboratório" e aproveitei pra gravar um vídeo mostrando ele arrumado (antes das coisas voltarem ao normal e desarrumar tudo). Segue o vídeo: