Páginas

Por dentro de uma placa de aquecimento para soldagem SMD

Placa de aquecimento de soldagem SMD
Comprei esta placa de aquecimento para soldagem SMD para um projeto que estou fazendo (em breve deve aparecer aqui). Aproveitei e fiz um vídeo da desmontagem:

Como mostrado no vídeo o aparelho apresentou o problema de descolar o sensor de temperatura da placa e tive que dar um jeito de colocar ele em contato novamente. Fiz uma montagem com ela até agora e funcionou, mas os problemas relatados no vídeo podem levar a mais falhas no futuro. Não sei se continuarei a usar esta placa.

A montagem geral é bem complexa, com várias placas e muitos parafusos:

Placa de aquecimento de soldagem SMD

Só uma das placas realmente tem montagem de um circuito:
Placa de aquecimento de soldagem SMD

O CI menor no canto inferior direito parece ser o negociador de tensão USB C. Acima dele tem um regulador de tensão não identificado de 6 pinos. O microcontrolador é um CMS8S5897 (núcleo 8051). para o controle da resistência da placa de aquecimento tem o MOSFET IRLR8726 (30V x 86A).

2 comentários:

  1. A quantidade de placas empilhadas tem uma explicação, é pra limitar a exposição da placa principal com o calor gerado pela placa de aquecimento. Concordo que fibra de vidro não é uma boa escolha, mas para uma placa pra uso hobby atende bem. O sensor eu faria o mesmo, calçava o bloco de silicone na placa debaixo, prensando o sensor na resistência. E os estalos a mim não incomodaria. Tem geladeira que estala muito mais que isso e nem por isso para de funcionar, a de casa as vezes parece uma sinfonia!

    ResponderExcluir
  2. E além disso, pelo preço que ela custa, acho que vale sim.

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!