Por dentro do rádio de emergência Tecsun GR-88P

Rádio Tecsun GR-88P
Este rádio bonito aí da foto é um Tecsun modelo GR-88P (compre aqui). É um rádio de emergência para uso quando falta energia elétrica e receber informações é uma necessidade. Segue o vídeo dos testes e desmontagem:

O rádio pode ser alimentado por três pilhas pequenas, mas tem um compartimento com uma bateria de Ni-Mh que pode ser recarregada por um cabo USB ou via gerador manual do próprio aparelho. Teoricamente ele funciona só com o gerador também, mas é complicado ficar girando a manivela e tentar sintonizar algo enquanto isso.

Nos testes ele se comportou muito bem à noite externamente, principalmente em FM. Nunca consegui sintonizar tantas rádios FM aqui em casa com outros rádios. AM também superou as espectativas. Já em SW1 e SW2 (ondas curtas) ele foi meio que padrão com outros rádios que já usei. As duas faixas são comprimidas demais e acho que com quarto faixas poderia ser melhor.

O rádio por dentro:

Rádio Tecsun GR-88P

O gerador manual usa um motor de três fases e retificador com seis diodos. A sintonia é feita por um potenciômetro, mas não é Varicap e sim varia uma tensão que vai para o rádio DSP. Aqui a placa:
Rádio Tecsun GR-88P

O rádio usa um CI SI4825-A10 que é um rádio DSP completo AM/FM. Acho que o circuito formado por Q1 é um amplificador de entrada para melhorar a recepção, mas tenho que checar melhor. Olhando o datasheet do CI e seu aplication note dá pra ter umas ideias de modificações para o aparelho, como colocar mais faixas de SW mais estreitas.

Do outro lado da placa tem as chaves, componentes PTH e o CI do amplificador de áudio:
Rádio Tecsun GR-88P

Raspberry Pi 3B não liga - Conserto

Raspberry Pi Consertada
Mais um conserto de uma Raspberry Pi por aqui. Pra quem não lembra já consertei uma com as portas USB inoperantes e agora perguntaram se eu podia dar uma olhada nesta que não liga, os LED não acendem e nem sobe o sistema operacional. Segue o vídeo do conserto:


O primeiro problema era o diodo TVS D5 que estava com 13 Ohms de resistência (quase em curto) não deixando a alimentação geral de 5V subir. É um diodo SMBJ5.0A e a placa funciona sem ele, embora não seja recomendado deixar assim. Retirado o diodo a tensão de 5V no ponto de testes PP7 apareceu e o LED vermelho (PWR) acendeu, mas a placa não ligou.

Continuando a analise vi que a tensão de 3,3V (PP8) estava boa, mas a de 1,8V (PP9) estava com 1V apenas. Estas tensões são geradas pelo CI U3 (PAM2306AYPKE) e pra ver se era ele o problema retirei as bobinas de suas saídas (L1 e L2). Injetei a tensão de 1,8V com uma fonte de bancada em PP8 e usei uma placa reguladora ajustável em 3,3V em PP9. A placa voltou ligou e o sistema operacional subiu, indicando que o CI U3 está com problemas e precisa ser substituído.

Como disse no vídeo, as placas Raspberry Pi não possuem hardware aberto e os esquemas disponíveis são apenas parciais, mostrando as alimentações e entradas e saídas. Mesmo assim o esquema ajudou bastante para encontrar os problemas.

Por dentro de um amplificador de voz

Amplificador de voz
Dando continuidade aos posts dos itens encontrados na última ida ao ferro velho vamos dar uma olhada naquele pequeno amplificador de voz. Segue o vídeo:

Por dentro é só um CI amplificador KA2209B ligado em ponte e um microfone de eletreto. Como não tem pré-amplificador a sensibilidade não é das melhores:

Amplificador de voz
Pelas cores, formato e simplicidade do circuito desconfio que seja ou que faça parte de um brinquedo, mas não consegui identificar ainda.

Atualizações:
Como alguns pediram, segue o esquema elétrico.
Esquema amplificador de voz
E o aparelho foi identificado por um seguidor do canal, é um brinquedo mesmo. Aparentemente fabricado pela Wild Planet (link aqui).

Dando uma olhada numa fita de LED WS2811 de 5 metros

Fita de LED 5 metros

Daí eu comprei uma fita de LED pra modificar o Light Box do post anterior e saiu tudo errado. Primeiro que não tenho mais o light box, já que a dona esposa não quer que eu modifique ele. Segundo foi a compra errada e exagerada de uma fita de LED externa de 5 metros. Segue o vídeo contando o acontecido e mostrando umas curiosidades:

Para registro, algumas fotos das placas dos controladores mostrados e dos controles remotos:

Placa do controlador que veio com a fita:

Controlador de LED

Olhando melhor agora acho que o CI perto do cristal é um receptor de rádio do controle remoto. O outro dever ser um microcontrolador. A saída dessa placa é para LEDs com controlador do tipo WS2811 de LED endereçável.

Placa do controlador de LEDs para PC:
Controlador de LED

Aí tem um microcontrolador da STC 8F1K08S2 (8051), um CI do rádio marcado como 480R e um outro que parece ser uma EEPROM. O controle remoto deste usa esta placa:

Controlador de LED

O CI não tem identificação como no outro controle:
Controlador de LED
Aí temos um STX650M que é um rádio para 300/500 MHz.

Por dentro de um letreiro com luz de LED (Cinema Light box)

Letreiro de LED Cinema Light Box
Ok, a foto acima é só um teste, calma aí. O aniversário é em Julho.

Daí eu consegui um desses letreiro de LED que você escreve o que quiser com letras transparentes. Eles imitam os letreiros de cinemas antigos. Segue o tradicional vídeo:


A ideia aqui é modificar o letreiro com um projetinho e, caso funcione, publicar os resultados. Por enquanto não vou falar nada desse projetinho pois pode dar certo e não funcionar do jeito que estou planejando. Risco de dar errado sempre tem e é melhor publicar quando estiver pronto e funcionando. Mas voltando ao letreiro...

Como precisava checar como ele é por dentro e se tem espaço suficiente acabei desmontando mesmo. Por dentro é assim:
Letreiro de LED Cinema Light Box

São duas fitas de LED com 8 LEDs cada. Além das fitas tem o suporte de pilhas (3 x 1,5V), um conector fêmea pra alimentação externa, um resistor de 10 Ohms e uma chave liga/desliga. Só isso mesmo.

Aqui um detalhe do circuito de alimentação:
Letreiro de LED Cinema Light Box

Tem espaço de sobra aí dentro e vão caber as modificações.

Por dentro de um Vídeo porteiro Lider LD5000

Video porteiro Lider LD5000
Começando os posts de um dos itens encontrados no ferro velho, segue o conserto de um vídeo porteiro Lider modelo LD5000:


Este vídeo porteiro era vendido por diversas marcas, mas sempre com o mesmo layout. Por dentro ele é assim:
Video porteiro Lider LD5000

Aí tem uma placa com uma fonte de 19V, a placa do LCD, a do teclado de toque e a principal. O LCD é um AT050TN22 de 5 polegadas e 640 x 480 de resolução controlado por um CI TW8831:
Video porteiro Lider LD5000
A placa principal é bem complexa até, com montagem nos dois lados:
Video porteiro Lider LD5000

O microcontrolador é um PIC16F1933 o que é bem comum visto que ainda se usa PIC em alarmes e porteiros eletrônicos. Também tem um CI HCF 4066 (chaves analógicas), um regulador chaveado LM2576T para a fonte de 12V e um transistor TIP30.

Por baixo tem mais coisas:
Video porteiro Lider LD5000
Aí tem um amplificador operacional duplo LM358, um CI HCF4051 (Mux/Demux analógico) e um CI grande raspado, provavelmente o responsável pelo sequenciamento das câmeras (até 4 neste modelo).

O defeito no aparelho era a fonte que não apresentava tensão na saída. Encontrei os capacitores de saída com ESR alta e um deles com valor bem alterado:

Video porteiro Lider LD5000
No fim o CI da fonte também estava com defeito. Troquei o original 5M0380R por um 5L380R e a fonte voltou a funcionar.

Por dentro do multímetro digital Kaiweets HT-118E

Multímetro Kaiweets HT118E

Mais um multímetro recebido para review (compre aqui). Desta vez é um Kaiweets modelo HT-118E de 20.000 contagens (4 e 1/2 dígitos). Segue o vídeo:

A placa do multímetro:

Multímetro Kaiweets HT118E
Os fusíveis são maiores que o tamanho padrão e são de 200 mA e 10 A. Dois dos CIs não tem identificações, fora a memória 24C02 de configuração e calibração e o CI maior de controle dos segmentos do display LCD. A placa por baixo tem os contatos do LCD, quatro botões impressos e a chave rotativa, também impressa:
Multímetro Kaiweets HT118E

Para registro e por sempre pedirem, segue a posição dos contatos da chave:
Multímetro Kaiweets HT118E

Este multímetro agora vai ficar na bancada ao lado do meu AN870 e o meu antigo Minipa (multímetro secundário da bancada) vai ser aposentado.