Já havia comentado aqui no blog que encontrei um vídeo porteiro no ferro velho. É um vídeo porteiro sem indicação de modelo e a marca parece ser VideoCom. Segue o vídeo dos testes do aparelho:
Uma vista geral por dentro do aparelho:
O que mais chama a atenção aí é o pequeno monitor de vídeo com tubo de imagem (CRT). É um tubo um pouco diferente, com o pescoço deitado para ocupar menos espaço. A placa do porteiro em si é esta:
Aí temos um microcontrolador PIC 16C54, um amplificador de áudio LM386 e um amplificador operacional duplo 4558. Tem mais um CI ali, mas está sem identificação, minha suspeita é que seja um 4066 ou 4016 (chave analógica), mas preciso checar com calma qualquer hora. A pinagem da barra de parafusos para conexões externas é esta:
Pino 1 - Entrada de vídeo da câmera no portão.
Pino 2 - Terra
Pino 3 - Linha de interfone
Pino 4 - Linha de interfone
Pino 5 - Contato seco para o solenoide da chave elétrica do portão.
Pino 6 - Contato seco para o solenoide da chave elétrica do portão.
Os pinos 3 e 4 são de linha de interfone comum, o vídeo da câmera vai direto para o monitor. O controle do monitor é feito pelo transistor Q1 (2SB857) que corta a alimentação de 12V pra ele. Este vídeo porteiro deve ser alimentado por 15V e tem um regulador de 12V não integrado, mas com o circuito clássico de transistor (2SD1133), resistor e um Zener.
Já a placa do monitor de vídeo é esta aqui:
Embaixo do pescoço do tubo tem um CI TEA2037A para as deflexões horizontal e vertical e um amplificador operacional duplo L2722. O circuito tem muitos trimpots de ajuste e é um monitor bem compacto. A imagem não fica muito boa por causa do arranjo do tubo, mas para um vídeo porteiro ela atende bem.
Esse CI raspado deve ser o gerador de som de campainha. Quanto o que fazer, que tal a versão 2 do que você já fez com aquela outra TV de 5 polegadas?
ResponderExcluirÉ uma possibilidade, não segui as trilhas ainda pra tentar entender o que ele seja. Pensei no 4066 por tb ser comum em circuitos de comutação.
Excluir