Páginas

Uma enorme placa de calculadora eletrônica da década de 70

Placa calculadora antiga
Comprei esta placa no primeiro semestre deste ano, no ferro-velho. Na verdade vi ela depois que já tinha separado umas coisas pra levar e o dono já tinha dado o preço de tudo. Foi na base do "tá bom, eu pago, mas vou levar essa placa velha também". Acabou saindo de graça. 

Ela estava bem suja de terra e deve ter ficado bastante tempo jogada num canto. Trouxe pra casa, limpei e ficou guardada até pouco tempo quando usei pra fazer um vídeo curto lá para o canal. Até aí não sabia de qual aparelho era pertencia. Depois de muita busca consegui identificar a placa como sendo uma das três ou quatro de uma calculadora eletrônica Burroughs C-3350 da década de 70. Infelizmente ela não é a mais interessante deste modelo.

Esta placa é da parte lógica, construída em sua maioria com componentes discretos (diodos e transistores). Tem uns 200/300 diodos de germânio na placa. Como é do início dos anos 70 ela já tinha alguns circuitos integrados também (todos M2340 da Mitsubishi). Além dela a placa contava com uma placa mais interessante ainda que tinha uma memória de núcleos de ferrite e um display de 16 dígitos com válvulas Nixie. Claro que esta placa eu não vi e nem sei se estava no ferro-velho. Se estivesse já teria trazido pra casa.

A montagem é típica dos anos 70, numa placa sem máscara de solda. Na parte de baixo a placa é assim:

Placa calculadora antiga

Agora é achar o que fazer com ela. Desmontar pode ser uma opção, diodos de germânio estão rareando nos últimos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!