Por dentro do multímetro digital Minipa ET-1002

Minipa ET-1002
Mais um multímetro Minipa para testar, desta vez um ET-1002, modelo básico. É um multímetro padrão de 2000 contagens com seleção de escala manual. Segue o vídeo tradicional:


O multímetro segue o padrão dos aparelhos desta faixa e, provavelmente, usa um CI da família ICL7106. A escala de 10A não possui fusível e a escala baixa de corrente compartilha o mesmo borne da escala de tensão. Isso requer cuidado ao mudar as escalas com as pontas conectadas nos circuitos. A placa do multímetro:

Minipa ET-1002
O fabricante original é a All Sun e o modelo é o EM490, como pode ser visto no site oficial. A chave de seleção é impressa no outro lado da placa:
Minipa ET-1002

E a posição dos contatos da chave de seleção:
Minipa ET-1002

Por dentro de uma bateria externa Inova POW-1019

Inova POW-1019

Mais um powerbank para testar, desta vez um Inova modelo POW-1019 de, alegados, 10.000 mAh. Segue o vídeo com unboxing, testes e desmontagem:

O carregador é o primeiro modelo comercial que testo aqui que vem de fábrica com células 18650. São cinco células:

Inova POW-1019

Como uma célula de bateria 18650 pode ter de 1000 a 2000 mAh, dependendo da qualidade, este carregador portátil pode ter de 5000 a 10000 mAh. Após os testes podemos concluir que são baterias de 1000 mAh. Logo a capacidade indicada na caixa não é real. A placa tem 3 conectores USB, mas o CI TP4366 de 1A e não recomendo usar todas as saídas de carga de uma vez. A placa do outro lado:
Inova POW-1019

Sobre a antena interna Aquário DTV-100P e o tal do 4k

Antena Aquário DTV-100P

Daí eu comprei a anteninha acima, Aquário DTV-100P, pra colocar numa TV e substituir uma provisória que havia feito com um pedaço de cabo coaxial. Aproveitei a oportunidade pra gravar um vídeo comentando sobre as tais "antena digital" e "antena 4k". Segue:

A antena tem um comprimento de 12,5 cm que a coloca lá no centro da faixa de UHF. Por dentro é o que se espera de uma antena desse tipo:

Antena Aquário DTV-100P

Por dentro de dois telefones antigos de disco (e consertos)

Telefones antigos de disco

Comprei estes dois telefones GTE de disco no ferro-velho pra brincar um pouco e fazer um vídeo. Já falei de telefones de disco anteriormente, mas só abri e mostrei o que tem dentro. desta vez fiz um vídeo mais completo com testes e mais informações. Segue:

Os telefones parecem ser do mesmo modelo, com algumas pequenas diferenças além da cor (vermelho/branco). Aqui o vermelho por dentro:

Telefone vermelho por dentro

E o branco:
Telefone branco por dentro

Não tem componentes ativos aí (semicondutores), tudo passivo e eletromecânico. O discador é mecânico:
Disco telefônico por dentro
O discador do telefone branco parece ser mais robusto do que o do vermelho, com mais peças de metal. No do vermelho tinha um problema, que não mostrei no vídeo, onde o regulador de velocidade estava fora do centro e tive que recolocar na posição:
Disco telefônico por dentro

Basicamente foi desmontar, limpar e lubrificar as peças pra funcionar o branco. O vermelho parece que a mola está "cansada" e precisa ser trocada. Outra coisa que não mostrei no vídeo foi a parte de baixo dos telefones, mas ali só tem fios mesmo. Curioso que tem a marcação dos componentes (R1, C1, etc) diretamente no plástico:
Por baixo do telefone

Pena que vi isso só depois de gravar o vídeo, mas como em muitos aparelhos antigos encontrei o esquema elétrico do telefone colado na tampa de baixo da caixa do telefone branco. Até abri o vermelho novamente mas nele não tinha o esquema. O papel é bem pequeno, aqui o scan:
Esquema elétrico do telefone
O esquema de ligação está perfeito. Já o esquema elétrico, à direita, acabou apagando pois era ali que colocaram a cola. Acho que dá pra reconstruir com base no diagrama de fiação (esquerda). Desenharam uns DIACs ali, mas acho que são varistores na verdade. O esquema é para dois modelos: GTE MT182A-1 e MT95A-1 Starlite. 

Sobre o sumiço das placas Raspberry Pi do mercado

 

Placa Raspberry Pi 4
Placa Raspberry Pi 4 - Reprodução

Daí as placas Raspberry Pi sumiram e não se consegue mais comprar por aí (pelo menos em revendedores oficiais). Esta semana saiu um comunicado no blog oficial sobre a falta das placas no mercado e aproveitei pra comentar sobre o assunto. Segue o vídeo:

Por dentro do multímetro digital Minipa ET-1000

Multímetro Minipa ET-1000
Mais um teste e desmontagem de um multímetro. Desta vez um Minipa modelo ET-1000, modelo dos mais simples da marca. Segue o vídeo:


Depois de gravado o vídeo que vi que o multímetro não é fabricado pela Minipa, pois na embalagem consta como "importado por". Logo é outro fabricante e a Minipa importa o modelo aqui para o Brasil. É um típico multímetro básico, provavelmente baseado no ICL7106 ou outro de sua família (2000 contagens). Como diferenciais deste modelo temos o gerador de onda quadrada de 50 Hz, o teste de HFE e o display bem maior que os modelos da mesma categoria.

A placa do multímetro:

Multímetro Minipa ET-1000

E o verso dela:
Multímetro Minipa ET-1000

E pra concluir, as chapinhas da chave seletora:
Multímetro Minipa ET-1000