Tablet Multilaser M10A não liga - Conserto
Resgatando antigos e-mails do Yahoo Groups com Python
O mdb da lista ficou guardado aqui e as vezes eu tentava dar uma olhada nele, pra achar alguma mensagem da época. O problema é que o script usado salvava uma grande tabela onde o campo 'message' era o e-mail inteiro em html. Isso dificultava ler alguma coisa no LibreOffice Base, por exemplo. O ideal era extrair esse conteúdo e deixar de forma mais legível. Tentei algumas vezes converter o arquivão (327 MB), sem sucesso. Até que nas minhas últimas férias consegui gerar um html para cada mensagem da lista.
O primeiro passo foi converter o mdb para csv, formato que eu gosto e consigo tratar de forma mais rápida. Usando o MDBTools no Linux ficou bem fácil. Listei as tabelas do mdb com o comando mdb-tables e converti para csv com o comando mdb-export. A tabela que importava era a Ygr_GibiHouse.csv que continha as quase 24000 mensagens, de 2001 até 2012.
Com o arquivo num formato mais familiar foi só usar um pouco de Python pra extrair e salvar mensagem por mensagem num arquivo HTML pra abrir no navegador. Segue abaixo o código final, que também coloquei no meu Github, vai que sirva pra mais alguém.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 | import csv import os dir_path = "path" #open the file Ygr_GibiHouse.csv with UTF-8 character map with open('Ygr_GibiHouse.csv', encoding='utf-8') as csvfile: #read one row at a time reader = csv.DictReader(csvfile) #create a list of dictionaries data = list(reader) for i in range(0, len(data)): k = i // 1000 #divide by 1000 to get the thousandth digit #create a directory in dir_path if not os.path.exists(dir_path + str(k)): os.makedirs(dir_path + str(k)) #create a html file # open the file with open(dir_path + str(k) + '\\gibi' + str(i) + '.html', 'w', encoding='utf-8') as html: # write the html header html.write('<html>\n') # write the html body html.write('<body>\n') # write de email in the body html.write(data[i]['RecDate'] + '<br>\n') html.write(data[i]['From'] + '<br><br>\n') html.write(data[i]['Subject'] + '<br><br>\n') html.write(data[i]['Message'] + '<br>\n') # write the html footer html.write('</body>\n') html.write('</html>\n') # close the file html.close() #close the file csvfile.close() |
Testando a Placa DD.3663LUA.A81.PA (LUA36A81) com TV digital DVBT
Comprei esta placa no meio do ano passado pra testar e fazer um vídeo. Não funcionou com a minha segunda tela que tenho aqui. Já falei muito sobre estas placas aqui no blog, por isso vamos resumir: São placas universais que permitem reutilizar um LCD de uma TV, notebook ou monitor que esteja bom. Algumas tem jumpers para escolha da resolução e outras, como a deste post, você tem que trocar o firmware via USB.
Como não funcionou com a tela que tenho aqui o vídeo não ficou pronto, mas resolvi registrar o que consegui apurar num post escrito mesmo. Pois então, segue o dump...
1. O Firmware
Todos os firmwares disponíveis (LUA36A81) na web parecem ter a mesma origem e atendem uma gama de resoluções de 1024x768 até 1920x1080. O LCD que usei nos testes é um de 1366x768 e o firmware não funcionou pra essa resolução nesta placa. Consegui dois arquivos diferentes (comparei os binários) pra essa resolução, mas nenhum deles funcionou na placa.
O firmware é gravado numa memória de 25QH64 (8MB) e para regravar é só colocar o arquivo na raiz de um pendrive, conectar na USB e alimentar a placa. O LED da placa do teclado ou sensor IR (não mostrados nas fotos) irá piscar e depois a placa estará pronta.
Um problema que encontrei aqui é que o pendrive para a atualização do firmware tem que ser de até 4GB. Pendrives maiores ela não reconhece. Demorei pra descobrir e por isso dá pra ver na foto acima que a memória foi retirada da placa para gravar fora, no meu gravador de memórias.
Testei o mesmo LCD com outra placa universal e com o mesmo cabo LVDS e funcionou, logo não é problema no LCD.
2. TV Digital
A placa consegue sintonizar canais de TV digital, mas no padrão DVB-T (Europeu). Existe uma versão a venda no Mercado Livre para ISDB-T (padrão adotado no Brasil). Aparentemente é a mesma placa, mas com um firmware para ISDB-T. Firmware este que não consegui encontrar em lugar nenhum.
O CI do sintonizador desta placa é um R842 da Rafael Micro e suporta toda a canalização da TV analógica e digital. Como ele entrega uma saída em FI a decodificação fica por conta do CI principal da placa. Logo, penso que é realmente apenas uma questão de troca de firmware para que a placa suporte o nosso padrão de TV digital.
3. A placa
Vista da parte de baixo da placa DD.3663LUA.A81.PA:
4. Conclusões
Por dentro de um tablet Multilaser M10A
O tablet aí da foto parou de funcionar há umas semanas e resolvi gravar um "por dentro" com uma investigação inicial do que pode ter acontecido. Segue o vídeo:
Trata-se de um tablet Multilaser modelo M10A de 10 polegadas, 32GB de Flash e 2GB de RAM. O processador é um Mediatek MT8321A. Aparentemente a placa mãe apresentou problema e não liga mais o aparelho. Como disse no vídeo ele aparecia no gerenciador de dispositivos do Windows e sumia, num loop sem fim. Depois de um tempo isso parou e não deu mais sinal algum. Após a gravação do vídeo joguei um ar quente na placa com a estação de solda e esse comportamento voltou a aparecer. Desta vez consegui ver que ele aparecia como uma porta serial (COM4).
Usando o Teraterm tentei várias combinações de taxa e sinalização, mas só consegui ver uns caracteres aleatórios. Joguei uma pergunta no Twitter e a Multilaser respondeu dizendo que não tinha o esquema ou manual de serviço. Tentei ver também como comprar outra placa, mas sem sucesso. A conversa está aqui.
Ainda sobre o Tablet. Ele aparece e desaparece como uma porta serial na lista de dispositivos. Teraterm aparece uns caracteres estranhos as vezes. Libera o esquemático @Multilaser_BR pic.twitter.com/MPX1CmjNeJ
— Rodrigo Feliciano (@pakequis) February 4, 2022
Aqui a placa do tablet:
Tablets usam a mesma placa:
1. Innjoo F4
2. 4Good GT300
3. Assistant AP-115G
Tablets que tem placas muito parecidas:
1. Multilaser M9 3G
2. Philco PTB7RRG 3G
3. How Max HT-704G 11A
Curioso é que o M10 Lite é outra placa.
Montando mais um rádio AM
Os componentes do kit do rádio:
O esquema do aparelho: