Mais um videogame desmontado, quem conhece o blog a mais tempo sabe que gosto deles e que desmonto qualquer um que apareça por aqui. Desta vez ganhei um PS3 com problema no drive de Blu-Ray, no caso a falta de alguma coisa dele. Segue o vídeo da investigação do que estava faltando:
O PS3 tem uma mecânica interna muito boa:
A placa mãe fica embaixo dessa blindagem de metal toda e desse cooler gigante. Chegando no drive de Blu-ray dá pra ver o que falta:
Falta a mecânica de girar o disco e o leitor propriamente. O loader de disco e a placa de interface com o PS3 estão ok. Do outro lado falta o disco de plástico no centro:
Acho que essa será a peça mais difícil de encontrar. Aproveitei a oportunidade para tirar fotos da placa da fonte:
E por baixo:
Como visto no vídeo o videogame liga e mostra o menu normalmente, o acesso a Internet também está ok. Chequei a versão dele e vi que havia uma atualização que prontamente tentei instalar. Como o drive de Blu-ray está com problemas o aparelho entrou num loop de atualização e agora só vai sair quando estiver tudo ok com ele...
Também ganhei de outro amigo um controle de PS3 com defeito nos analógicos. Esse talvez vire vídeo mais pra frente, quando tiver todas as peças pra consertar o PS3.
Mais uma Raspberry Pi recebida para testes. Desta vez foi uma Raspberry Pi 4 modelo B com 4GB de RAM (compre aqui). Já falei anteriormente da versão 3 e de como usei ela, por um tempo, como desktop. Segue o vídeo:
O desempenho melhorou bastante, dá até pra quase usar o Chromium como browser. Os 4GB de RAM ajudam muito pra isso. O processador esquenta bem nessa placa, mais que o processador da 3B. A placa por baixo:
Como a Raspberry Pi 4 sozinha não faz nada comprei um kit com fonte (3A USB-C), cabos (HDMI mini e USB-C), case, dissipadores e ventoinha (comprei aqui). As fotos do anúncio do case estão erradas com a ligação da ventoinha em 3.3V (para diminuir o barulho). Segue a conexão correta:
Mesmo ligada em 3.3V a ventoinha faz um barulho alto.
Mais um dispositivo para acionamento de cargas via Wi-fi. Já falei aqui do Sonoff há muito tempo, mas este agora é bem mais prático pois já encaixa diretamente numa tomada comum (compre aqui). Segue o vídeo com os testes e desmontagem:
A tomada vem no padrão brasileiro, com três pinos:
O QR code ali embaixo é para baixar o app de controle. O modelo é 202C-G mas não encontrei o nome do fabricante. O pino de terra da tomada passa direto, não tem conexão com o circuito, só com a carga. A tomada por dentro:
O relé é de 16A e o fusível também, embora esteja escrito na placa que é para 10A. O circuito é uma fonte sem transformador, um módulo Wi-Fi e o relé, basicamente. Ao contrário do Sonoff que usa um ESP o módulo desta aqui é um TYWE2S (com certificação da Anatel):
A grande vantagem desta tomada inteligente é que dá pra medir o consumo do aparelho que vai ligado nela pelo celular (Tensão, corrente, potência e kWh). Eu não sabia disso quando comprei.
O dispositivo é compatível com os assistentes Alexa e Google, mas essa parte eu ainda não testei.
Daí eu comprei um Mi TV Stick pra trocar o Chromecast que fica na TV da Sala aqui de casa. O Chromecast é muito bom, mas controlar pelo celular incomoda quando você deixa as crianças assistindo desenhos e vai pra outro lugar da casa. Um aparelho com controle remoto próprio seria melhor pra o meu caso de uso.
Pois então, como eu já disse aí em cima, eu comprei um Mi TV stcik da Xiaomi e fiz o tradicional unboxing radical em vídeo:
O controle remoto é Bluetooth e usa um CI da Realtek (tem o caranguejo) que não consegui identificar. A placa dele:
E do outro lado:
O controle ainda tem um microfone que dá pra usar com o assistente de voz disponível no aparelho. A placa do TV stick:
e do outro lado também:
Infelizmente as blindagens dos circuitos são soldadas na placa e podem danificar algo caso eu tente tirar. O aparelho roda Android e tem 1GB de RAM e 8GB de FLASH com um processador ARM quad core. Achei ele meio lento, mas me atende bem. Ele leva por volta de 1 minuto pra ficar pronto, quando a TV é ligada.
[Dúvida] Os comentários estão funcionando pra vocês? Faz tempo que meu posts novos não recebem comentários. Tem alguém lendo o blog ainda?
Então pessoal, peguei essa lata de cerveja rádio FM tocador de MP3 da Heineken com meu irmão pra ver se botava pra funcionar. Apesar do formato e aparência ele é de plástico e não de alumínio. Segue o vídeo da abertura do aparelho:
O aparelho funciona quando ligado a uma porta USB pra carregar, mas não quando está só na bateria. No caso é a bateria mesmo que esgotou, tem que trocar. A placa principal:
O rádio FM é um CI BK1080, com entrada I2C para programação. O controlador MP3 é um SH86307 e o amplificador de áudio um NS8002 de 3W, mono. O alto falante é de 4 Ohms x 3W:
Já mostrei dois outros alicates amperímetros aqui no blog, um Mustool MT866 e um Toyo TY-9900. Agora recebi para review um Mustool X1 (compre por aqui). Segue o vídeo:
O aparelho por dentro:
Ele funciona como um multímetro comum, com a diferença de ter a garra para medir correntes altas sem precisar ligar em série com o circuito. A garra mede correntes DC e AC e pelos meus testes até que é precisa. Por baixo da placa:
O multímetro parece usar o mesmo CI dos Aneng, com 6000 contagens. A mecânica desmontada:
Não consegui desmontar a garra. Ela é muito bem colada (ou injetada?), mas deve ser um núcleo com uma bobina e um sensor de efeito Hal.
Mais um gerador que recebi para review no canal. Desta vez foi um gerador de funções arbitrárias FY6900 da Feeltech (compre aqui). Já fiz um review do FY6600 há um tempo e este é uma evolução dele, com melhor aterramento e outras coisinhas. Segue o vídeo:
O gerador que recebi é o modelo de 60 MHz, mas existem as versões de 20 e 40 MHz também. O equipamento por dentro:
A placa principal lembra muito a do FY6600 mas com melhorias. A FPGA que no FY6600 é da Altera, no FY6900 vem marcada com o nome da FeelTech:
As memórias RAM provavelmente são os dois CIs entre a FPGA e estão raspados, sem código. Os DAC são do tipo MCP4822 de 12 bits. No painel temos o mesmo microcontrolador STM32F103 usado no FY6600:
Na placa do painel são usadas teclas impressas e botões de borracha:
A fonte é uma chaveada, com CI RM6208, e fornece +5V, +12V e -12V:
Devido as mudanças dos últimos anos acabei ficando sem gerador de funções na bancada e este deve me servir bem (até a próxima mudança).
Recebi este kit para review (compre aqui) no canal e fiz um vídeo:
O kit é composto por 45 itens e é mais um conjunto de módulos do que sensores. Existe um manual com a descrição e exemplos de código para eles que ajuda bastante. Embora ele seja vendido como módulos para Arduino eles servem para qualquer microcontrolador ou mesmo uma Raspberry Pi. Até pensei em montar alguma coisa sem microcontrolador algum. Tem alguns módulos que dá pra ligar direto no módulo de relé.
A lista de módulos:
01. DS18B20 Sensor de temperatura 02. Chave de vibração 03. Sensor de efeito Hall digital 04. Módulo de chave push button 05. Transmissor de infravermelho 06. Buzzer Passivo 07. Laser de ponto 08. LED RGB SMD 09. Interruptor fotoelétrico 10. LED Bicolor de 3 mm 11. Buzzer Ativo 12. Sensor de temperatura com Termistor 13. Sensor de temperatura e umidade DHT11 14,.LED RGB PTH 15. Chave de mercúrio - sensor de tilt 16. Sensor de Luz LDR 17. Relé de 5V 18. Sensor mecânico de posição 19. Reed switch 20. Receptor de infravermelho 21. Módulo de joystick analógico 22. Sensor de efeito Hall analógico 23. Reed switch com circuito 24. Sensor de calor (fogo) 25. Módulo "Magic light cup" (é pra fazer um truque de mágica) 26. Sensor de temperatura digital 27. LED bicolor de 5mm 28. Sensor de batidas com mola 29. Sensor infravermelho de interrupção 30. LED pisca-pisca de 7 cores 31. Outro sensor de efeito HAL analógico. 32. Sensor de toque 33. Sensor de som de alta sensibilidade 34. Módulo de microfone 35. Medidor de batidas do coração 36. Modulo seguidor de linha 37. Módulo com encoder rotativo 38. Relógio RTC com DS1302 39. Medidor de umidade analógico 40. Módulo detector de umidade 41. Sensor de distância ultra-sonico 42. Módulo de regulador chaveado 43. Módulo de cartão SD 44. Módulo de fonte para protoboard 045. Módulo acelerômetro
O Wagner, seguidor do canal, me enviou este projetor de laser holográfico (Laser Stage Lighting) com defeito pra um vídeo. Não sei porque chamam o mini projetor de holográfico já que não tem holográfia, só projeta padrões de cor (verde e vermelha) numa parede. Mas segue o vídeo:
O projetor por trás, com os controles:
Tem um controle de velocidade do motor, uma chave para seguir ou não o ritmo da música, um controle de velocidade do strobo (pisca-pisca) e uma chave de ligar os efeitos. Tem uma ventoinha também. O aparelho por dentro:
O conjunto tem dois lasers, um verde com um dissipador grande e um vermelho menor. A peça branca ali em cima é um motor com alguma mecânica que deve girar um espelho ou lente ou ambos para gerar os efeitos. Os Lasers são fixos. A placa principal:
Achei que o CI fosse um microcontrolador, mas é só um 74HC04. São seis portas inversoras que devem estar ligadas como osciladores. O defeito era no conector da fonte de alimentação (5 VDC) que, pelo esforço mecânico, descolou o pad da trilha. Raspado e ressoldado o aparelho voltou a funcionar.
Navegando nas lojas lá de fora me deparei com essa plaquinha rosa e não pude deixar passar. É uma RGBDuino Jenny, placa compatível com Arduino com alguns extras. A aparência da placa é o que chama a atenção e por isso comprei uma e fiz o vídeo abaixo:
Uma foto maior da plaquinha:
A placa tem um buzzer com chave para desligar, dois LEDs RGB Neopixel (acionados por uma saída em 800kHz) e 10 LEDs nos pinos digitais. O microntrolador é o mesmo ATMEGA 328 dos Arduinos da vida.