Ano passado comprei um lote de equipamentos de testes antigos no ferro velho e, na época, escrevi sobre a aventura. A ideia inicial era salvar os equipamentos da destruição caso ficassem por lá. Fiz alguns vídeos sobre o CP200, do kit de eletrônica digital e o medidor da Philips e só. Alguns acabei repassando pra outras pessoas para desocupar espaço. O que sobrou vou ver se faço uns vídeos, começando por esse multímetro valvulado. É um BN1050 da Rohde & Schwarz, da década de 50 ou 60.
Segue o vídeo
Internamente o aparelho parece estar todo original, a única coisa que parece não ser original é o cabo de alimentação. No lote que ele veio havia mais um BN1050 em estado um pouco pior que estava com o cabo original bem deteriorado. Dá pra ver no post da epoca.
A parte interna está muito bem conservada principalmente pelo fato da caixa ser bem vedada:
São só três válvulas nele:
A maior é um E80CC (Triodo duplo), a do meio gordinha é uma ZZ1040 (estabilizadora de tensão) e a menorzinha é uma EAA91 (duplo diodo).
No vídeo eu disse que não sabia dos diodos da fonte. Olhando o esquema agora vi que o aparelho tem alguns, quatro formam uma ponte retificadora para a ZZ1040 e um retificador para outra saída do transformador de alimentação. Falando em alimentação, a seleção da tensão de entrada é feita trocando o fusível de lugar:
O multímetro está funcionando nas escalas de tensão DC, corrente DC (testei depois de gravar o vídeo) e Resistência. As medidas AC ainda não fiz, mas devem estar funcionando também.
Normalmente o procedimento para manter um equipamento dessa idade funcionando é o chamado "recap", onde todos os capacitores eletrolíticos, óleo e de alguns outros tipos específicos são trocados. Como eu liguei e ele parece estar em bom funcionamento prefiro deixar assim mesmo, original.
Fantastico aparelho alemao, valvulado ! Obrigado por esse e outros posts ultra interessantes para quem curte eletronica !
ResponderExcluir