Mais um dia, mais um multímetro. Hoje é o Mustool MDS8207, com osciloscópio de 40 MHz integrado. Segue o vídeo:
Aqui a placa principal, com um CI raspado:
Pelo cristal ali do lado do CI e da memória EEPOM acredito que seja um microcontrolador ou, mais provavelmente, o CI de multímetro mesmo (que não deixa de ser um microcontrolador). Os dois relés e aquele CI de 8 pinos na área demarcada são para o osciloscópio. Na parte de baixo só tem as áreas dos botões, o LCD, a chave impressa e o shunt de 10 A:
Algo que descobri após fazer vários vídeos e posts sobre multímetros é que existe muita gente por aí que desmonta os aparelhos e acaba tirando os contatos da chave rotativa do lugar. Por isso segue a foto dos contatos na posição correta para o MDS8207:
A segunda placa:
Essa placa vai encaixada na placa maior e é soldada em dois pontos. Na parte de cima dela tem um CI com portas inversoras e reguladores de tensão. Embaixo dela é que a coisa fica bonita:
Aqui temos um mini-osciloscópio digital, com um conversor AD (raspado) e uma FPGA para fazer a captura das formas de onda. A profundidade da memória não é especificada (ou não encontrei). O outro CI que sobrou é um microcontrolador ARM da STM.
Interessante! Será não valeria a pena fazer um adaptador de banana pra BNC que encaixe no multímetro e user uma ponteira de osciloscópio? Penso assim que sair um pouco do sufoco em comprar um desses, achei bem útil.
ResponderExcluirBom dia Rodrigo tudo bem?
ResponderExcluirEu dei um vacilada com o meu multímetro e fritei dos dois resistores de entrada do canal do osciloscópio, substitui por outro valor apenas para teste e esta funcionando, por sorte, você poderia me passar que o valor corretos destes resistores.
Seria possível substituir as pilhas por uma bateria de lítio? Ele gasta muita pilha, mesmo as melhores recarregáveis.
ResponderExcluir