Encontrei esse multímetro no ferro-velho mês passado e semana passada dei uma olhada nele, consertei e conferi. É um Siemens Multizet fabricado nos anos 60 ou 70, data exata não sei. Mas usei desse mesmo modelo no curso técnico em 1992 e 1993.
O multímetro por dentro, com o detalhe da chave rotativa:
Os fios estão na escala de corrente e, provavelmente, as trilhas foram rompidas num erro do operador e reparadas com aqueles fios. O Medidor aberto:
Alguém precisa fazer um dicionário destes símbolos no canto inferior esquerdo. O lado dos componentes do multímetro:
Os resistores são de 0.2%, precisão excelente para um multímetro analógico. Aquelas bobinas pretas na verdade são resistores de fio enrolado. A chave de seleção possui esses "ferrinhos" que tocam sua superfície. Neste aqui eles estavam desalinhados, deixando o multímetro inoperante:
O ajuste da posição é feito nessa peça de plástico com dois parafusos, indicados pelas setas vermelhas:
Ajustei a posição da chave:
Depois do ajuste o multímetro ainda não funcionou. Havia outro problema num dos fios que vão para o medidor. Ele é conectado a placa por meio de um dos parafusos que prende a placa na caixa. Arrumado o parafuso o multímetro voltou a funcionar. O multímetro não possui trim-pot de calibração. Para calibrar tem que mexer na posição do ponteiro direto no medidor. Ajustei ele para o zero e ficou certo (dentro do esperado).