IDE do Arduino demorando para compilar

Arduinos
No meu PC antigo a IDE do Arduino demorava alguns minutos para compilar e carregar um programa, por mais simples que fosse. Cheguei a testar no meu velho Positivo Duo que é uma carroça e lá funcionava normalmente, sem demora. Pesquisei (e perdi o link) até descobrir que a lentidão poderia ser causada pelos arquivos de segurança de Internet Banking. No meu caso foi só retirar (depois de muito trabalho) o módulo da Caixa que a IDE do Arduino voltou a ficar normal.

Bom, isso já faz um tempo, mas agora com o PC novo usei uma outra tática para evitar o problema. Como tenho que acessar o site do banco a solução foi criar uma máquina virtual com Ubuntu só pra isso.

E já que estamos falando da IDE do Arduino, dá pra trocar ela pelo Visual Studio Code com um plugin para Arduino. Fica bem melhor que o original e recomendo.

PC novo montado

PC novo
Opa, sobre o PC novo (ver post anterior) saibam que já está montado e funcionando e tudo certo. Montei na semana do feriado de 7 de Setembro, mas só agora que sobrou um tempinho pra deixar registrado aqui. A configuração final:

1. Processador AMD Ryzen 7 2700.
2. Placa mãe MSI B450 Tomahawk.
3. Memórias 2x Corsair Vengeance 3GHz.
4. Placa de vídeo ASUS Dual GTX 1060.
5. Fonte EVGA 450W.
6. Gabinete Sharkoon AM5 Window.
7. SSD Toshiba que não lembro o modelo...

Então, acho que ficou meio exagerado para o que eu precisava. A escolha do processador foi por causa de um teste que fiz antes da compra. Botei um vídeo para renderizar e observei o consumo de recursos do PC antigo. Ali vi que a renderização consumia 100% dos quatro núcleos do meu velho i5 750. A placa de vídeo nem era o problema. Como o consumo maior era na CPU o jeito foi escolher o Ryzem de 8 núcleos.

A placa mãe foi um caso de "é melhor sobrar do que faltar". É uma placa "gamer", logo veio com LEDs RGB. Isso até que combinou com o cooler da AMD que também vem com os benditos LEDs. As memórias RAMs deram um trabalhinho pra configurar e fazer funcionar em 3GHz (na verdade é 2.99 alguma coisa GHz). O gabinete foi o único dentro do orçamento que tinha 4 USBs quase frontais (2x 3.0). Dispensei o leitor de DVD, não lembro quando foi a última vez que precisei ler um disco...

Com o SSD o Windows 10 sobe em 12 segundos, incrível comparado ao PC anterior. Antes eu ligava o PC e saía pra fazer outra coisa pra deixar ele bootando.

Já o grande erro nessa montagem foi ter colocado uma placa de vídeo GTX 1060. Uma 1050 já estaria boa demais. Renderizando um vídeo na 1060 o consumo de GPU fica em apenas 35%. Como eu não jogo mais como antigamente a placa ficará sub-utilizada.

Mas e a renderização melhorou? Opa, sim melhorou muito. Embora as minhas previsões fossem otimistas demais no post anterior, consigo agora renderizar um vídeo em 1:0.8 (1 minuto de vídeo renderizado em 0.8 minutos). Nada mais de esperar meia hora ou quarenta minutos para gerar um vídeo de penteado.