E vamos lá, com uma montagem (depois de muito tempo) de uma década resistiva. Minha ideia aqui é usar a década para testar circuitos mesmo. As vezes você tem que colocar um potenciômetro ou trim-pot lá naquele circuito com amplificador operacional para acertar o ganho e, depois de acertado, medir o valor do pot fora do circuito para ver qual resistor colocar. Com a década o valor já aparece ali no painel, sem precisar medir. Mas vamos ao vídeo com a montagem:
Uma década nova, das mais baratas, é bem parecida com esta que montei e custa em torno de R$200 a R$250,00. No caso são as décadas resistivas usadas para manutenção em oficinas mecânicas (ou elétrica?) para carros. Parece que os mecânicos usam para testar e simular alguns sensores (resistivos) dos automóveis. Já uma década resistiva para eletrônica, com maior precisão (0.1%) e chaves rotativas sai bem mais cara. O meu sonho de consumo é uma década de 0.01%, daquelas de laboratório de calibração. Infelizmente o orçamento do Pakéquis não permite tal luxo no momento. Mas consegui montar esta minha por uns R$25,00 de componentes. O esquema do aparelho é este (clica que aumenta):
Aqui os detalhes da chave "Thumbwheel" usada na montagem. Estas chaves são modulares e podem ser encaixadas uma nas outras para formar a quantidade de dígitos necessária. Comprei as minhas no Aliexpress (compre aqui, se quiser). Lembrando que tem que ser a chave decimal (11 pinos) e não a BCD (5 pinos).
Cada chave recebeu uma malha de resistores. Marquei cada uma com caneta pra facilitar a montagem depois.
A montagem final foi feita numa caixa que comprei na loja de R$1,00.
A década resistiva não tem polaridade (é melhor avisar né) então é bom usar bornes bananas de mesma cor. Usei estes azuis pois tenho bastante deles e tenho que usar pra gastar. Os resistores são de 1% de tolerância destes kits que se compra na China (compre aqui, se quiser). As ligações entre as chaves é um borne banana para o comum da chave de 10R, o extremo da chave de 10R para o comum da de 100R, o extremo da de 100R para o comum da de 1k e assim até que o extremo da última chave vai no outro borne.
No meu caso não me preocupei muito com as resistências parasitas dos fios e conectores. Para o meu uso isso não importará muito, não vou usar como padrão de resistência mesmo. Só terei que ter cuidado com a corrente e tensão que aplicarei. Usei resistores de 1/8W e quando estiver em baixa resistência (< 100 Ohms) é bom ficar atento.
Boa noite,
ResponderExcluirLéo estou montando a década resistiva porem estou testando individualmente somente a que tem um tipo de resistor. e ela funciona até o algarismo 6 e em outra até o cinco (faz a leitura) depois disso fica confusa a leitura ôhmica e nos dois últimos nem lê,sabe o que pode ter acontecido? liguei de uma pra outra somente do 0 zero ao 9 não tem resistor ,está certo?desde já agradeço.
Para AUTOMOTIVO 12V RESISTORES 1/2 ou 1w pois medidores de nivel de combustivel de 50 olm(cheio) ja dariam 0.24w 1/4(0.25) medições demoradas fritariam o resistor. Por isso a decada resistiva automotiva custa caro, resistores de maior watagem custam mais caro
ResponderExcluirentendo verdade
ExcluirOi amigo gostei muito de seus vídeos mais gostaria de montar um para medir componentes de automóveis. Qual resistores você idicaria
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