Pra fechar a série de posts sobre os multímetros Aneng AN800X, chegou a vez do AN8008. Ele é o mais completo de todos e também o mais caro. Este também foi enviado para avaliação aqui no blog pela Banggood (compre aqui). Segue o vídeo.
E seguem as fotos da placa:
Ela é diferente da placa do AN8001/AN8002. O buzzar fica do outro lado e o CI principal deve ser da mesma família do DTM0660. Tem também um CI referência de tensão ICL8096 (falei errado o nome dele no vídeo). Olhando a placa do outro lado vemos que o nome original do multímetro é ZT109:
Bom, agora o trio está completo: Aneng AN8001, AN8002 e AN8008. Todos os três foram enviados aqui para o blog, para avaliação, pela Banggood (compre aqui). Segue o segundo vídeo da série, com o AN8002:
O AN8002 tem poucas diferenças em relação ao AN8001, mas seguem as fotos para comparação com o post anterior:
É isso aí pessoal, parece que o reinado do idoso ICL7106 nos multímetro digitais está no fim. Do meio do ano passado pra cá começaram a pipocar multímetros de 6000 contagens nas lojas da China, usando o CI DTM0660. Os mais comuns são os da Aneng série 800X, embora existam modelos iguais de outros fabricantes. Só não sei quem compra e remarca de quem.
O pessoal da Banggood me enviou um AN8001 para avaliação (compre aqui), que pode ser conferido no vídeo abaixo:
O que esqueci de falar no vídeo foi que o DTM0660 possui um conversor AD de 14 bits e o tal do True-RMS dele talvez seja realmente "true", já que ele não é baseado nos sistemas antigos que tinham um conversor RMS para DC. Segundo o manual o cálculo do valor RMS é feito por DSP, o que talvez explique o fato da banda limitada em 1kHz. Isso também pode fazer com que o crest factor da forma de onda de entrada não tenha efeito na medida, como faz nos conversores RMS-DC. Mas preciso estudar isso com mais cuidado.
A placa vista pelo lado dos componentes:
No datasheet do DTM0660 existe a tabela com os endereços da memória e suas configurações. Dá pra brincar com ela para habilitar algumas escalas, desde que se tome cuidado para não mexer na calibração. Ao contrário do ICL7106 que tem só um ajuste, o DTM0660 tem várias posições de calibração na memória, que garante uma melhor precisão para cada escala. No manual tem alguns esquemas também, mas para versões de multímetros com mais funções (como uma serial RS232 e medida de hFE).
O outro lado da placa não tem componentes:
O que mais gostei neste multímetro foi o tamanho, talvez menor que aqueles amarelinhos comuns. O preço ($16,00) também está muito bom para um multímetro com true-RMS para AC (embora a BW seja um pouco limitada). Os plugues para as pontas de prova não me pareceram muito bons e a questão dos CATs para AC também requer cuidado, vou continuar usando meu ICEL para a rede, como sempre fiz.
O brinquedinho acima é um Sonoff, interruptor de um canal para cargas até 10A via Wi-fi. O nome chique do momento para aparelhos assim é o tal de IOT (Internet das Coisas), só para deixar registrado. Mas então, o pessoal da Banggood (compre aqui) me enviou um para review e taí o vídeo, seguido das tradicionais fotos:
Existem outros modelos de Sonoff, com mais saídas e/ou controle remoto sem fio. Este é o mais simples e mais barato (em torno de $5,00). A placa dele por cima:
E por baixo:
É uma fonte chaveada, um ESP2866 e um relé. Já existem hacks para esse módulo, como troca de memória pra uma maior e troca de firmware. Dá até pra ligar alguns sensores diretamente nele.