Bom, mais uma luminária de emergência. Esta aqui é antiga (Yellowstar modelo ME-16W de 2004) e usa duas lâmpadas fluorescentes de 8W e bateria de 6V 2,5AH. Segue o vídeo da desmontagem:
Para complementar o vídeo seguem as fotos das placas. Primeiro a placa do inversor e carregador de bateria:
A foto acima é da placa da lavadora aqui de casa. É uma Brastemp Ative de 9kg e as teclas não estavam funcionando direito. Para os apressados, as setas indicam as chaves que eu troquei e a lavadora parou de apresentar o problema. Para quem tem tempo segue o vídeo do conserto, incluindo como tirar o painel e outras coisas:
E agora as tradicionais fotos das placas. Começando pela "placa de potência" vista de cima:
A placa é toda recoberta por uma resina flexível, parece uma gelatina e é a primeira vez que vejo isso ao vivo. Agora a placa por baixo, com os componentes SMD:
A placa principal parece ser recoberta também por essa resina, mas muito mais fina a camada. Isso atrapalha a identificação de alguns componentes, como o microcontrolador:
E pra terminar, uma vista da chave rotativa, com os LEDs SMD em volta:
Atendendo a um pedido de um comentarista do canal fiz o seguinte vídeo sobre uma luminária de emergência de 30 LEDs da marca Segurimax:
No vídeo aparece apenas o esquema feito a mão. Aqui vai o mesmo esquema, mas de redesenhado no computador:
Como já fiz a descrição do funcionamento no vídeo acho que não precisa de mais detalhes. É só uma fonte sem transformador (tudo ali dá choque se estiver na tomada), um regulador com um transistor para carregar a bateria e uma chave com um transistor SS8550 (PNP) que ativa os LEDs quando falta energia elétrica. O painel de LEDs tem 30 LEDs brancos em paralelo.
Sim, você não leu errado! Taí, depois de seis anos, estou criando a terceira caixa. Dessa vez vamos ver se ela anda mais que as outras.
As regras continuam sendo as mesmas da primeira (leia lá antes de se inscrever!). As regras e a lista de participantes estarão dentro da caixa. E para se inscrever siga as instruções do vídeo:
Este é o post de lançamento, para criar a lista de participantes inicial. Depois, quando a caixa for enviada ao primeiro participante, vou criar uma página que vai ficar no menu aí em cima (logo abaixo do banner) com a rota num mapa.
Lembrando que: SÓ SE INSCREVA PARA A LISTA DE PARTICIPANTES SE REALMENTE QUISER PARTICIPAR DA BRINCADEIRA!!!
Bom, já era pra eu ter feito esse post há tempos, mas vamos lá...
Comprei este osciloscópio (JYE Tech DSO062) num mutirão organizado pelo pessoal de uma lista de discussão que participo. Usei ele um pouco nos testes do meu pedal de delay até comprar o meu osciloscópio "de verdade". Na foto acima ele está sem o painel frontal e segue o vídeo com mais detalhes:
A placa principal é esta aqui:
No site oficial tem mais detalhes, como esquema e firmware atualizado para gravar no microcontrolador. O circuito tem um microcontrolador ATMEGA64 para controlar tudo, um NE5532 e um TL084 (amplificadores operacionais) para condicionar o sinal para o conversor AD e o conversor AD é um TLC5510 (ele é de 8 bits e não 10 como dito no vídeo). A geração da tensão negativa é feita por transistores. A frequência máxima deste osciloscópio é de 1 MHz.
Comprei esta sequencial de áudio e video 4x2 da Nitrix (para CFTV) no ferro velho essa semana, junto com uma placa velha e uma fonte universald e notebook. A ideia é aproveitar a caixa, o trafinho e os conectores. Segue o "por dentro" em vídeo:
Por trás ela é assim:
São quatro entradas de áudio, quatro entradas de vídeo e duas saídas de vídeo e uma de áudio. Ela fica passando de canal em canal, conforme a programação. Aparentemente está funcionando, mas não tenho o manual e nem uso pra ela. A montagem interna é feita na técnica conhecida como "ninho de gato":
Sim, o transformador é preso por um rebite em um dos furos e por cola quente no outro. A placa principal é esta:
O microcontrolador é um Motorola MC68HRC705KJ1 (1k de memória e oscilador RC) e este tem uma memória Atmel 24C02 para salvar as configurações. O CI HCF4052 é o chaveador para as portas de vídeo. Já a placa para chavear o áudio é assim:
O CI maior é um MC14051 que faz o chaveamento 4x1 analógico. O CI menor é um manjado LM386 (amplificador de áudio).
Depois do vídeo sobre as "50 coisas sobre eletrônica" e de uma visita a uma loja de materiais de construção, eu pensei um pouco, dei uma pesquisada e saiu um vídeo derivado:
E é isso aí, "antena digital" não existe. Apesar da propaganda dos fabricantes de antenas e dos vídeos de "como construir uma antena digital", antena é antena e só "enxerga" RF.
E vamos lá, com mais um "por dentro" aqui no blog. Desta vez eu olhei um nobreak APC Back-UPS 600. Segue o vídeo:
Era pra eu colocar mais fotos aqui, mas como disse no fim do vídeo as coisas não deram muito certo. Perdi um tempão depois que liguei a garra de terra do osciloscópio num ponto da placa onde estava escrito "- Bat". Falo no vídeo que o disjuntor da parte de baixo aqui de casa (onde fica o "lab") desarmou, mas na verdade foi o DR. Além disso o fusível da régua de tomadas da bancada também foi pro saco. Por sorte o osciloscópio não foi junto. Fico devendo as fotos para este aparelho...