Por dentro de um Pikachu do McDonalds e teste de câmera do celular novo

Desde que comprei o celular novo (Blu Dash X) fiquei de gravar um vídeo para ver se (finalmente) posso aposentar a minha câmera. Como não queria só filmar qualquer coisa e sim fazer um vídeo para o canal, peguei a seguinte cobaia para um "por dentro":

Pikachu do McDonalds

O resultado está no vídeo abaixo:



O brinquedo é destes que se "ganha" quando se compra um McLanche Feliz e é de 2012. Aqui as fotos do bichinho, já com o fio preto ressoldado:
Pikachu do McDonalds

E a placa eletrônica do Pikachu (Dois resistores de 30M em série? Sim, para o sensor de toque):
Então, sobre o celular. A filmagem ficou bem melhor que a da minha câmera (Fuji S1800). O problema é que ele gera arquivos no formato 3GP que o Sony Vegas não gosta. Tive que converter para AVI no VLC. Isso gera mais alguns minutos na produção de um vídeo e uma perda na qualidade do original. Este do Pikachu foi bem curto, mas as vezes eu filmo mais de meia hora em um único vídeo e como meu tempo é curto não sei se aposentarei a câmera tão cedo. Preciso pesquisar uma forma de trabalhar diretamente com os arquivos 3GP.

Agora sobre a gambiarra do tripé. Eu não tinha aqui um suporte próprio para celular e tive que improvisar. Usei um pedaço de alumínio que sobrou da instalação das janelas aqui de casa, uma porca catada nas caixas de parafusos e um elástico. Ficou assim ó:
Suporte improvisado para celular

Suporte improvisado para celular

Pequena retrospectiva de 2016 e o que espero para 2017

E lá vamos nós, ou melhor: Lá vou eu, pois sou só eu que cuido disso aqui...

Primeiro, revisando as metas da versão anterior (de 2015):


1. Pelo menos 50 posts no blog. Para bater a marca de 2014.

Ok, foram 51 posts. Seriam mais, mas quando vi que tinha alcançado a meta em Novembro eu parei. Tinha posts para fazer, mas vão ficar para 2017.

2. Gravar, editar e publicar 20 novos vídeos no canal.

Ok, foram 26 vídeos.

3. Atingir 5000 inscritos no canal. Para isso é preciso aumentar em 2 ou 3 a média de inscritos por dia. Quanto a visualizações, no ritmo atual deve chegar a um total de 800.000 até o fim do ano. Então uma meta de chegar a 1 milhão não é tão absurda.

Ok para os inscritos (foram mais de 5500), já as visualizações ficaram em pouco mais de 950 mil. A marca de 1 milhão só deve ser alcançada no fim de Janeiro de 2017.

4. Divulgar mais o que eu faço. De certa forma eu tenho receio (ou mesmo vergonha) de contar aos outros sobre o Pakéquis. Muitas pessoas próximas nem sabem que ele existe.

Eu continuo sendo uma negação em marketing. De vez em quando posto alguma coisa em um grupo do Facebook e tentei voltar ao Twitter. Preciso melhorar isso...

5. Terminar o amplificador do PC.

Não deu. Até comprei um kit pronto com TDA2030 pra acabar de vez com isso, mas está com um grave problema de ronco da rede. Quando e se arrumar isso eu posto tudo.

6. Ler mais livros de ficção. Antigamente eu lia muito mais ficção do que hoje. Tem vários volumes esperando na estante e no projeto Gutenberg.

Não deu também. Li alguns contos apenas, nenhum livro completo. Tentei ler "O Homem do castelo alto" mas a leitura não foi pra frente.

7. Escrever um livro (ou dois) de ficção. Nos primórdios da Internet participei de listas de discussão sobre literatura e escrevi alguns contos e histórias curtas. Tudo perdido, já que as listas morreram. Nesta época surgiu a ideia para um livro mais ou menos de terror que nunca foi pra frente. Conversando com o Lucas sobre publicar na Amazon me pareceu um bom momento pra retomar o projeto.

O livro não saiu, embora esteja com a história toda na cabeça. Mas escrevi três continhos para uma coletânea (disponível na Amazon).

8. Anotar as coisas durante o ano pra fazer um post melhor que este no fim do ano. E publicar no dia 31 de Dezembro.

Tudo anotado durante o ano, só não deu pra escrever e publicar no dia 31 de dezembro por causa das minhas férias. E por falar nisso, minhas férias resumidas em uma foto:

Férias na rede


________________________________________

Agora vamos a retrospectiva de 2016:

1. Números:
- Como já disse acima, foram 51 postagens. 

- Já o canal no Youtube chegou a mais de 5500 inscritos em 31 de Dezembro e mais de 950.000 visualizações. Vídeos novos foram 26.

- Ambos (o canal e o blog) tiveram um bom crescimento nos acessos. Preciso calcular os números corretos pra postar aqui.

2. "Trecnologias" usadas por aqui:
Mantido o mesmo do ano passado e sem upgrades exceto pelo celular. Acabei quebrando a tela do meu LG Optimus Black (P970 2011) durante as férias, bem no fim do ano. Por coincidência alguém estava vendendo um Blu Dash X novinho e por um bom preço. Talvez eu faça um review dele.

3. Melhor post de 2015: "50 coisas sobre eletrônica (e eletricidade)". Este rendeu bastante, com muitos compartilhamentos e cópias por aí.

4. Evento mais marcante: Nascimento do Rafael, meu terceiro filho. ;-)

5. Grande dor de cabeça: Após vários anos perdi a batalha aqui em casa e comprei um carro pra dona esposa.

6. Projetos incompletos: Meu amplificador de PC não andou como esperado. O primeiro post sobre o assunto saiu em Outubro de 2013 e depois de muitas mudanças no projeto ele ainda não está pronto. (nota: mesma linha do post do ano passado)

- O índice de revistas de eletrônica está andando a passos de tartaruga, mas pelo menos ele anda. O Rinaldo está ajudando na criação de um site com os dados dos arquivos.

- Tentei voltar a escrever os posts de aleatoriedades de Sexta-feira, mas desisti. Consome muito tempo para juntar as coisas durante a semana.

*** Agora um pouco de aleatoriedades ***

8. Noticias da área que chamaram minha atenção:
- Microchip compra a Atmel: Minha aposta é que a linha PIC morra em poucos anos.

9. Produtos que chamaram minha atenção:

- Estou de olho num Arduino Due para um projeto antigo.

10. Livros técnicos que li (ou usei):
- "The Potentiometer Handbook" da Bourns. Antigo (70s) e ainda muito útil.

- "Designing Analog Chips" de Hans Camenzind. Do criador do 555, muitas histórias e parte técnica muito boa.

- "Arduino Cookbook" de Michael Margolis. Tudo que tem no livro tem na Internet.

- "Analog Seekrets" de Leslie Green. Livro muito bom, escrevi sobre ele aqui.

- "Design and Construction of Tube Guitar Amplifiers" de Robert Megantz. Achei num sebo, livro (bem) básico sobre amplificadores valvulados. São apenas 150 páginas e acho que foi escrito mais para músicos.

11. Livros "comuns" (que não são técnicos):
Não leio tantos livros como antigamente e ando preferindo coletâneas de contos e histórias curtas. Destas histórias duas ficaram na memória:

- "The Machine Stops" de E. M. Fosrter publicada em 1909. É desconfortável a semelhança entre a Máquina e a Internet.

- "The Last Question" de Isaac Asimov (1956). Bilhões de anos de história em menos de 10 páginas. Não sou fã de Asimov, li muito pouco dele, mas essa já está entre as melhores histórias de ficção científica que li.

12. Melhor do twitter: Did I Just Win? Uma bela demonstração de engenharia social.

13. Melhor site: Ken Shirriff's blog - Excelente blog com um nível altíssimo de qualidade de posts. A série sobre o Xerox Alto é uma aula de debug de hardware.

14. E no Facebook? Nada... Não achei nada bom sobre eletrônica.

15. Melhor ferramenta na Web: Radio Garden - Google Maps + rádios Web. Ideia simples e bem implementada.

16. Melhor filme com eletrônica: "Spectral" (Netflix). Uma boa ficção científica com tudo explicadinho e boas cenas de ação. Soluções técnicas e caracterização lá dos laboratórios certinhas.

17. Outros filmes que assisti (e que valem mencionar):

- Consegui ver dois filmes no cinema em 2016: "Doutor Estranho" e "Rogue One". O primeiro não é o melhor filme de super-herói do ano ("Deadpool" levou fácil), mas é legal. Só me incomodou por o Doutor ter ficado muito engraçadinho, cheio das piadinhas. Já "Rogue One" surpreendeu. Pegaram um pedaço bem pequeno do universo de "Guerra nas Estrelas" e fizeram um filmão. Lembra muito os antigos filmes sobre a Segunda Guerra Mundial.

18. Séries e mini-séries:

- Diminuí o ritmo das séries. "Marvel's Agents of Shield" melhorou de novo com o "motorista fantasma". "Stranger Things" foi a grande surpresa para mim. Acho que foi a primeira vez que ouvi a palavra "Heathkit" na TV. "WestWorld" não foi tudo o que eu esperava (pra que laboratórios escuros daquele jeito?). "Game of Thrones" deixou o lado novelão e partiu pra porrada.

19. Jogos:
- No início de 2016 joguei e terminei "Call of Duty: Black Ops". Mais do mesmo, com algumas partes legais com os helicópteros russos.

- Continuando a saga "Angry Birds" terminei o "Seasons" e o "Rio" com três estrelas em todas as fases. Agora estou no "Space". Ainda para passar o tempo na hora do almoço...

20. Música:
Algumas músicas que descobri e que mais ouvi em 2016 (meu TOC me faz ouvir repetidamente as mesmas músicas):

----------------------------------

E pra 2017? Bom, tenho algumas metas:

1. Pelo menos 50 posts no blog (de novo).

2. Gravar, editar e publicar 30 novos vídeos no canal. Os vídeos terão prioridade daqui pra frente. O blog passará a ser um complemento do canal e não o contrário (como era até agora).

3. Atingir 10000 inscritos no canal. Meta alta, mas possível com marketing, marketing e marketing.

4. Divulgar mais o que eu faço. Um pouco de marketing não faz mal a ninguém...

5. Terminar o amplificador do PC. Vou deixar esta meta aqui... Vai que dá certo.

6. Ler mais livros de ficção. Pelo menos cinco. Aquele "Os meninos do brasil" que eu comprei no sebo lá no século passado finalmente será lido?

7. Escrever um livro (ou dois) de ficção. A história está pronta, com começo, meio e fim, só falta botar no papel. O segundo tem um esqueleto de história. E tem uma terceira história só com um começo e fim que precisa de um meio.

9. Usar os dados dos índices de revistas de eletrônica para gerar um site no estilo "Guia dos Quadrinhos" com as capas das revistas.

10. Comprar uma chave Inglesa. Por várias vezes em 2016 precisei de uma e não tinha...

11. Criar um blog para assuntos fora da eletrônica e para colocar umas fotos aleatórias que tenho aqui.

8. Anotar as coisas durante o ano pra fazer um post melhor que este no fim do ano. E publicar no dia 31 de Dezembro.