Ganhei um mainframe Tektronix TM515 do meu cunhado e ele veio com cinco módulos (plugins). Destes cinco, apenas o osciloscópio modelo SC501 está funcionando. Devido a minha falta de tempo para poder fuçar nos outros módulos, só vou fazer o "por dentro" do osciloscópio.
O módulo é este aqui ó:
E tem o vídeo onde mostro ele funcionando e o que tem dentro:
Agora as notas e fotos:
1. Ele é bem pequeno, com uma tela de 2,5 polegadas. As escalas são limitadas a apenas três de volts/divisão (10mV/div, 100mV/div e 1V/div) e tempo/divisão (1ms/div, 10ms/div e 100ms/div). Esta última tem uma chave que amplia para mais três escalas (1us/div, 10us/div e 100us/div).
2. A palavra que eu estava procurando no vídeo para o tubo era CRT (tubo de raios catódicos). As palavras sempre fogem quando estou gravando...
3. O manual de serviço, com esquema e como fazer a calibração, pode ser encontrado facilmente na web.
4. O módulo SC501 usa os dois transistores disponibilizados pelo mainframe (no meu caso o TM515) na fonte de alimentação.
5. Falei sobre o mu metal no vídeo e não me pareceu muito claro o que eu queria dizer. Os CRTs dos osciloscópios normalmente tem uma blindagem feita de mu metal para evitar a interferência de campos magnéticos. Mu metal não é bem "isolante magnético" como eu disse no vídeo, mas pode ser entendido assim.
6. Os outros módulos que vieram com o meu TM515 são: Dois DC504 (frequêncimetro até 80MHz), um FG503 (gerador de funções até 3MHz), um DM502 (múltimetro digital de 3 1/2 digitos) e o osciloscópio deste post (SC501). O ventilador traseiro do TM515 não está ligando e a chave de ligar o mainframe está bem dura para ligar (isso é mais um check list para mim mesmo para quando for tentar consertar).
6. A lâmpada (ou LED?) que indica se o aparelho está ligado parece que está queimada.
7. Detalhe da placa abaixo do CRT:
8. Blindagem do circuito de alta tensão com o aviso de "Perigo 1000V" ali dentro:
TM515? QUE LUXO!!! Faz decadas que estou atras de um :D Parabens :D
ResponderExcluirAlias...
ResponderExcluirINVEEEEEEEEEEEEEEEJAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
#prontofalei :)