Recentemente comprei este sensor de batimentos cardíacos no Aliexpress :
Fiz um vídeo mostrando os primeiros testes com o sensor e com um software no Arduino:
O sensor não tem nada demais, sendo composto por um LED, um sensor de luz e um amplificador operacional. O LED ilumina o dedo (ou a orelha) e o sensor mede o nível de luz que retorna. A placa é bem pequena e o lado dos componentes é assim:
O sensor que comprei não vem completo como a versão oficial. No oficial vem umas coisinhas de velcro, clipe pra orelha e proteções de silicone para a plaquinha. Como mostrei no vídeo acertar a posição do sensor no dedo não é tão fácil e estes itens devem ajudar.
O circuito original é este aqui:
A representação do amplificador operacional como uma caixa não é muito boa e aquela malha com capacitores na entrada me deixou curioso. Desenhei esta parte (sem o LED) no Tina-TI para poder simular o comportamento e ver a resposta em frequência do circuito:
A simulação só funcionou depois que coloquei R7, que pode ser um valor mais alto. Testei com 1G Ohm e funcionou também. Coisas do Tina-TI... A resposta em frequência ficou:
Bom, é um filtro passa faixa com ganho de 40dB em torno de 3Hz.
Para testar o sensor no Arduino e medir meus batimentos usei o meu shield de LCD 16x2 com a seguinte ligação:
Para evitar problemas eu soldei diretamente os fios do sensor no shield de LCD.
Para o software usei os exemplos disponíveis no site oficial do sensor de batimentos cardiacos adicionando alguma coisa do shield de LCD. De código meu mesmo deve ter umas cinco linhas somente (viva o Arduino!). Para quem quiser conferir, coloquei o código num repositório do meu GitHub. Coloquei também o arquivo de simulação para o Tina-TI.
Rodrigo tudo bem? Gostaria de saber como é a montagem, poderia me dar um auxilio?
ResponderExcluirOlá Rodrigo, parabéns pelo trabalho e por compartilhar.
ResponderExcluirSou professore e estou desenvolvendo um robô saúde com meus alunos e quero usar esse sensor com o LCD, mas o meu não mediu os batimentos como o seu. Você poderia me ajudar?
Abraços Prof Ana Ispada