Comprei este rádio no ferro velho faz um ou dois anos, mas só agora que pensei em registrar aqui no blog. É um rádio provavelmente dos anos 60 (o dial está em kilo ciclos e em Mega ciclos). Ele usa 8 transistores de germânio e cobre as faixas de AM em ondas médias e ondas curtas de 3,8 até 12 MHz. Originalmente ele vem com uma capa de couro, mas o meu aparelho veio sem:
A parte de trás com um parafusão que serve para fechar a caixa:
E uma vista da placa do rádio:
A aparência está um pouco ruim e ele tem os seguintes problemas:
1. Em algum momento houve um vazamento de pilhas que estragou o suporte para elas. A carcaça do alto falante sofreu com isso. A placa também está muito suja com uma poeira que grudou nos componentes:
2. O cordão do dial está solto e claramente não é o original:
3. O knob do potenciômetro de volume quebrou. Precisa ser trocado por outro ou dar um jeito de colar o antigo:
4. A caixa tem alguns cantos lascados e o vazamento das pilhas atingiu a etiqueta interna:
Mesmo com esses problemas ao ligar o aparelho com uma fonte de bancada ele ligou e funcionou. O som está um pouco baixo, provavelmente por causa de um capacitor eletrolítico de 10uF no pré-amplificador de áudio.
Não sou restaurador e quando comprei não deu pra ver como estava por dentro. Talvez algum dia eu tenha tempo para dar uma reformada ou uma boa limpada nele.
Comprei um faz mais ou menos um mês e meio. A capa de couro estava incluída. Tem um som super potente. Vou deixar do jeito que está, já que está tocando bem. 4 baterias AA.
ResponderExcluirMinha mãe tem um idêntico, que ganhou quando era menina. Já não funciona, e faltam ambos os knobs, que pretendo modelar e imprimir em 3D. Trazê-lo de volta avida será uma tarefa para os próximos tempos.
ResponderExcluir