Atualizado 22:25 - Surgiram as palavras "Phone Patch" que parece corresponder a função desse aparelho. Titulo atualizado.
Bom, não sei qu e aparelho é este. Desconfio que seja uma hibrida telefônica, com entrada para duas linhas. Comprei junto com o acoplador de antenas do post anterior.
Bom, não sei qu e aparelho é este. Desconfio que seja uma hibrida telefônica, com entrada para duas linhas. Comprei junto com o acoplador de antenas do post anterior.
Novamente fiz um vídeo da abertura:
Agora mais fotos e algumas notas. Primeiro a traseira do aparelho:
Tem um potenciômetro no canto inferior esquerdo, do lado daquele conector grande, que não possui identificação. E logo acima do conector está marcado "Nulo do Hibrido", mas só tem um buraco. Pode ser que era o local original do potenciômetro de baixo. Quem sabe?
Conheço alguém que talvez saiba o que é isso, quando encontrar com ele vou perguntar.
A clássica foto interna:
Dá pra ver ali a direita, no centro, um conector para placa vazio. Pode ser que em algum momento tinha uma PCB encaixada ali.
Os dois transformadores tem uma etiqueta com a marca "2005". Como mostrado no vídeo eu errei ao dizer que eles são de 6 fios. Na verdade cada um tem 8 fios. Transformadores de hibridas telefônicas existem desde o inicio da telefonia e só por volta dos anos 80 surgiram CIs para a mesma função (separar o áudio de ida e volta na linha telefônica).
Detalhe da chave de onda com seus fios encapados com tecido:
Existe uma chance até que grande de que este equipamento tenha vindo direto da fábrica. A Intraco ficava aqui em minha cidade e o prédio ainda existe, podendo guardar mais coisas do tempo dela.
Por falar nisso me lembrei que fui duas vezes até lá. Na primeira foi para comprar um dissipador de calor para um amplificador de áudio de 600W que eu estava montando com um colega (1994). A outra foi no casamento da minha irmã mais nova (1996). A festa do casamento foi feita na quadra de esportes que pertencia a Intraco (ficava na parte de trás). Acho que agora funciona uma fábrica de transformadores (ou de LCD) naquele local.
Exatamente, é um phone patch. Servia pra acoplar uma linha telefonica a um radio, que no caso da Intraco eram rádios HF usados para comunicação em fazendas. Como naquela época telefone só com fio, essa era a solução.
ResponderExcluirEsse tipo de coisa permitia o cara lá no mato grosso, usar o telefone da sede em são paulo por exemplo.
Esse tipo de phone patch não permite conexão automática, necessita de um operador do lado da linha para fazer a discagem (com um telefone comum) e quando a ligação é completada, ele acopla a linha telefonica a rádio com esse bicho ai.
Montagem mais feia que contra-cheque de pobre! :o(
ResponderExcluirPakequis, sou fã desse acabamento com fundo preto e botões revestidos com cromado, coisa típica dos anos 70/80 !
ResponderExcluir