Então pessoal, aqui na casa nova, como já falei, ficou tudo com tomadas no padrão novo. O problema é que meus equipamentos de bancada são todos no padrão velho. Na casa velha eu usava o seguinte "filtro de linha":
Dava pra ligar tudo da bancada (osciloscópio, estação de solda, duas fontes e a luminária) e ainda sobrava um ponto na régua. Para não precisar trocar todos os cabos dos aparelhos resolvi modificar o tal "filtro" colocando um novo cabo. Aqui cabe explicar que embora ele seja vendido como filtro de linha, esta régua de tomadas da Clone é descrita como "Protetor de Rede F6" na parte de baixo. Aberta a régua vemos o seguinte:
Nada de espetacular. Apenas uma chave, um porta fusível e um varistor em paralelo com as tomadas, entre neutro e fase. Trocado o cabo e já tenho como ligar tudo na bancada. Ele ficará atrás dos aparelhos, na primeira prateleira. Na parede onde fica a bancada coloquei cinco tomadas, então sobrarão ainda quatro para ligar outras coisas.
Aproveitando o post, vamos dar uma olhada em dois outros "filtros de linha" que tenho aqui. Comprei os dois no ferro velho. Está ficando muito comum encontra-los por lá. O primeiro tem cinco tomadas e é descrito na caixa como "Filtro de linha e protetor de Rede" da marca AKT. O segundo não tem marca nem inscrições e tem um medidor de tensão da rede. Meio inútil já que a rede aqui não varia tanto assim, mas tá lá:
Abrindo este último vemos que é só uma régua de tomadas mesmo. Tem um chave liga desliga, o medidor e algo que acho que é um fusível resetável de 10A:
As soldas precisarão de um retrabalho pois estão bem feias e em alguns pontos já soltaram:
Olha o fusível aí:
Já o "filtro de linha" tem uma aparência um pouco melhor. As conexões são feitas por meio de uma placa de circuito impresso:
Para ver o outro lado da placa precisei dessoldar a chave e o porta fusível. Do outro lado parece que a coisa esquentou em algum momento pra ele:
Um dos varistores perdeu uma parte de sua capa, que estava solta dentro da régua. E tem outro varistor que é meio inútil quando usado em 127V, pois fica entre neutro e terra. Agora a parte mais legal é o "filtro":
É só um capacitor de 1uF 250V entre o neutro e a fase. E isso é bem comum nestes tais "filtros de linha". E como já disse antes estas proteções são meio inúteis hoje, visto que a maioria dos aparelhos usam fontes chaveadas que já tem varistores e filtros muito melhores do que os destas réguas.