Montando um monitor de PC com tela LCD de notebook

Ok, mais um vídeo sobre montar monitor de PC com LCD de notebook. Desta vez mostro a minha montagem final, que estou usando no PC.


Este vídeo foi gravado há duas semanas e usei o monitor por todo este tempo até que Sábado passado ele parou de funcionar o backlight (apagou os LEDs). Troquei a placa por outra e voltou a funcionar (dica: sempre compre, quando possível, duas ou mais peças de qualquer coisa que for usar). Acho que foi o regulador de tensão chaveado. A placa morta é esta aqui:
LA.MV29.P

Ainda tenho mais um LCD aqui e quero montar mais um monitor/TV para usar na bancada. Este LCD tem backlight de lâmpada e estou esperando chegar os inversores pra poder montar. Provavelmente farei um vídeo sobre o assunto...

Onde comprar (clique nos links): 

Como usar LCD de notebook como monitor (ou TV) com a placa LA.MV29.P

Mais um vídeo sobre reaproveitamento de LCDs de notebook. Desta vez falo sobre a placa LA.MV29.P. É uma placa com entrada de video composto, HDMI, VGA e com sintonizador de TV. Ela é mais barata que a T.VST29.03, mas não toca arquivos de vídeo e áudio pela USB (que só serve para atualização do firmware).


Depois deste vídeo ainda gravei outro, durante a montagem (quase) definitiva. O LCD agora é meu segundo monitor no PC. Assim que editar coloco no youtube. Ficou assim:

Monitor com LCD de notebook

Onde comprar (clique nos links): 

Conserto do nebulizador NS Inalar compact

E chegou o frio. E com o frio chegaram os problemas respiratórios aqui em casa (sobrou até pra mim). Hora de tirar o nebulizador do armário e... nada de funcionar. Não "nebulizava" nada, nem uma nevoazinha. Retirei a mangueira e o ar estava saindo (o compressor estava funcionando), só não dava pra saber se era a quantidade correta. Comprei um kit de mangueira, máscara e aquele copinho (não vende separado), troquei e... nada de funcionar. Hora de abrir:

Nebulizador NS Inalar Compact
É só isso mesmo: um compressor, uma chave para selecionar a tensão de operação (127/220), uma chave liga/desliga e a mangueira para a saída de ar. Olhando mais de perto a mangueira de saída já vi o problema:
Mangueira do nebulizador rachada

A mangueira estava rachada (ela quebrou quando coloquei a mão, antes da foto), vazando o ar. Procurando no Google parece que é um problema comum e de fácil solução. Aproveitando a compra do kit externo novo, cortei um pedaço da mangueira do kit antigo e coloquei no lugar da mangueira interna rachada:
Mangueira do nebulizador substituída
E pronto, nebulizador funcionando. Por garantia guardei o resto da mangueira antiga, pois já vi que o problema pode voltar ano que vem...

Atualização 25/05/2017: Segue mais algumas informações sobre como abrir e onde fica a mangueira para trocar, desta vez em vídeo:

Montando um detector de metais

Sempre quis montar um detector de metal e finalmente, graças a China, consegui. Ainda não é um detector para caça ao tesouro, mas tá valendo. Segue o vídeo:


Observações:
1. Tive um problema com o cartão de memória da câmera e perdi a parte da montagem. Como só tinha um kit não deu pra filmar de novo. Por sorte tirei uma foto do kit antes de montar:

Kit de detector de metal

2. E o esquema do detector de metal é esse aqui:

3. O kit tem alguns erros na placa, como um dos capacitores de 2,2nF que está marcado como 1u4. Outra coisa estranha é que as marcações dos componentes (R1,R2,C1,C2,etc) não existe na placa. A legenda é feita com os valores dos componentes.

4. Não tem lugar certo pra colocar a chave liga/desliga. É necessário cortar a caixa pra encaixá-la, por isso não montei ainda.

5. Os contatos para o suporte de pilhas saem com muita facilidade.

6. A caixa parece ser uma caixa de montagem genérica. A placa do detector não se encaixa bem nela e não tem furos de fixação.

7. O anúncio dizia que o aparelho detecta metais até 30 cm de distância. Não consegui passar dos 3 cm.

8. O circuito detecta qualquer metal condutor (ferro, alumínio, etc).