Já falei deste aparelho no último Vlog, então vou pular os detalhes do funcionamento e de seu circuito.
Encontrei este medidor de nível de RF (TV/FM Level Meter MC-160N da Promax) num ferro velho e ele funcionava até que bem (só quando alimentado pelo suporte de pilhas):
A foto foi tirada quando fiz o primeiro teste com ele. Depois disso liguei algumas vezes pra ouvir uma ou outra emissora de FM e uma última vez para gravar o video log. Ele já estava parado há mais de um mês, até que finalmente precisei usá-lo de verdade.
Normalmente este aparelho é usado para alinhar antenas de TV e era essa a minha intenção. Uma das TV´s aqui de casa estava há muito tempo parada por falta de uma boa antena. Claro que eu fui lá montar uma anteninha dipolo de meia onda e aproveitar para testa-la com o medidor para encontrar o melhor ponto de recepção. Falarei sobre esta antena num próximo post.
O problema (na verdade uma manifestação da lei de Murphy) foi que depois da antena contruída e pronta para o teste o medidor pifou. Ele ligava, apresentava o som de estática no alto falante, mas não pegava nada. Girando o potenciometro de sintonia o frequêncimetro só mostrava a mesma frequência (bem alta, na casa de 1.4 GHz).
Abri o aparelho e comecei a procurar o problema, que acabou sendo a falta da tensão de 30V para o sintonizador de canais (é um sintonizador de TV mesmo, conhecido por aqui como "Varicap"). Esta tensão vai para o potênciometro de sintonia e é gerada por um CI 555 chaveando um transformador. O trafinho pode ser visto na foto abaixo, no canto inferior direito:
O 555 está por baixo da placa (encapsulamento SMD). O CI está em sua tipica configuração de oscilador, mas não havia sinal algum na saída (pino 3). Troquei o CI e o problema continuou. Tentei entender o circuito e notei alguns transistores nos pinos 4 e 5 do 555. Fucei, fucei e nada. E nessa brincadeira algumas trilhas descolaram e resolvi parar antes que piorasse a situação. Se ao menos eu tivesse o esquema...
Um teste rápido para ver se o problema era só a falta dos 30V seria conectar uma fonte externa ao potenciometro de sintonia. O problema é que minha fonte de bancada só vai até 15V. Sem muitas opções resolvi montar um circuitinho rápido para gerar os 30V a partir da tensão de 9V de alimentação do aparelho. Peguei um CI MC34063 e montei o seguinte circuito:
Os únicos valores criticos de componentes foram os de R3, R4 e R5 onde usei resistores de 1%, para acertar o valor de 30V na saída. A bobina L1 eu peguei algumas recuperadas de sucata e fui testando mais pelo tamanho do que pelo valor. Foi montar e funcionar:
A saída foi ligada a um dos extremos do potenciometro enquanto o outro foi aterrado:
Testei e o aparelho voltou a funcionar, sintonizando e correndo as faixas normalmente. E foi com esta adaptação que consegui terminar o trabalho da antena. Deixei o circuitinho lá dentro até, quem sabe, eu encontrar o esquema.
Pra finalizar, uma foto da placa do frequencímetro, com um único CI:
Se as trilhas levantaram é porque provavelmente a temperatura do seu ferro de solda está muito alta. Você tem estação de soldagem com temperatura ajustável?
ResponderExcluirTenho Newaton, mas as trilhas são bem finas e eu retirei e coloquei o CI várias vezes, alémd e cortar em alguns pontos.
ExcluirMais um projeto interessante, esse de fazer uma antena home made ! É Yagi-uda ? Tem quantos elementos ? Como você fez para corrigir a impendância ?
ResponderExcluirMais uma vez parabéns pelos projetos !
Henrique
Não, nada muito sofisticado, só uma dipolo de meia onda. Aqui não precisa muito mais do que isso...
ExcluirOlá sou super fã desse tipo de tecnologia.
ResponderExcluirGostaria de ver e saber muito mais sobre isso pois acredito que uma estação de rádio seja a única coisa que vai funcionar no planeta que estamos construindo 🤣.
Mais não tenho a mínima ideia por onde começar e nem sei se tem algum curso seu lá para aprender sobre isso. vc pode me indicar algum?