Dissecando o OneStation da Estrela

Lançado em 2006 este console portátil da Estrela não fez sucesso algum por aqui. Inclusive parece que a Estrela não lançou nenhum outro cartucho para o sistema. Segundo um anúncio que acompanha o aparelho além dos jogos seriam lançados cartuchos com funções especiais (MP3, câmera, etc). Lá fora você só consegue encontrar os jogos, isso quando encontra. No momento só existe apenas um cartucho disponível na DealExtreme.

OneStation na caixa
Como a quantidade de informação sobre o hardware do OneStation é escassa resolvi abrir o meu e coletar alguns dados. Este aqui é o OneStation “clássico” lançado pela Estrela. Existe uma nova versão chamada OneStation Elite com um formato de cartucho diferente. Para fotos maiores e outras informações veja esta página no site do Darkfader.

OneStation da Estrela
Fisicamente o console é uma cópia do Game Boy Micro da Nintendo. O formato dos cartuchos também é parecido com o do Game Boy (Advance). A caixa e manuais estão em Português e os 10 jogos do cartucho parecem ser de 16 bits (a qualidade dos gráficos indica isso). Abaixo uma foto do cartucho e a lista de jogos:

Cartucho do OneStation
Lista de jogos:
1. Deep Storm: Jogo espacial e, na minha opinião, melhor jogo dos 10.
2. Pinball Fish: Mesmo estilo do Breakout do Atari.
3. Jewel Fever 2: Suma com as pedras de mesma cor, legalzinho...
4. Dream Bubble: Um Tetris com bolhas.
5. Busy Bong: Tem um nome pra esse tipo de jogo só que esqueci...
6. Magic Jelly: Ainda não entendi como se joga.
7. Plumber: Um encanador num jogo de plataforma que não é o Mário
8. Mr. Onion: Suba as escadas, colete itens e fuja dos monstros...
9. Go, Smile: Estique a cobra mas não deixe os inimigos encostarem (epa!).
10. Seek the Resources: Pacman disfarçado.

Todos os jogos são simples (casual games) com gráficos muito bons.

Mas vamos ao que interessa: a eletrônica da coisa. O aparelho é alimentado por três pilhas AAA (4.5V). Quatro parafusos fecham a caixa que não possui travas de plástico. É só retirar os parafusos que a tampa sai. Fotos do aparelho aberto e da placa (PCB) por baixo:

Placa do OneStation (lado de cima)

Placa do OneStation (lado de baixo)
Fiz uma análise (engenharia reversa) da placa e pra facilitar marquei alguns pontos na foto da placa principal (em vermelho):

PCB do OneStation demarcada
1. Saída de Backlight, feito com LED, para o display (fios vermelho e preto).
2. Conexão do pequeno alto-falante de 32 Ohms. O som do console é relativamente bom.
3. Regulador de tensão série. Entram os 4.5V das pilhas e sai 3.3V para o cartucho.
4. Capacitores e resistores para o Display, esta área não possui conexões para outros pontos da placa (fora alimentação e terra).
5. Transistores para controle do backlight do display, controlado pela chave do conector de saída de áudio e vídeo.
6. Amplificador de áudio com TDA2822 para o alto-falante. É desativado com o cabo de áudio e vídeo conectado.
7. Saída de áudio e vídeo externa. Ao conectar o cabo um dos pinos é aterrado desativando o amplificador de áudio e o backlight do display. O mesmo pino também vai para o cartucho com um resistor de pull-up de 2k.

Como já deu pra notar não existe um processador na placa. Todo o aparelho não passa de um teclado, um display, regulador de tensão e um amplificador. O verdadeiro console está dentro do cartucho. E isso pode ser visto nas fotos abaixo (vista dos dois lados da placa do cartucho):

Placa do Cartucho - Lado do processador

Placa do Cartucho - Lado da memória
Na parte de cima há um chip bolha com tudo para o videogame funcionar (menos os jogos). Além do cristal de 6 MHz para o clock ele só precisa de uns poucos capacitores e resistores. Do outro lado fica a memória flash 29LV320 (32 Mbit, 4M x 8 bits ou 2 M x 16 bits) com os jogos gravados.

E agora a informação mais importante: A lista de funções dos pinos do cartucho (pinout). Na lista não coloquei as funções dos pinos do display por não ter encontrado o manual. O desenho de referência mostra a numeração que achei mais conveniente e começa da esquerda para a direita.

Orientação da pinagem do cartucho
Lado do processador:
1 a 15 – Display
16, 17 e 30 – GND
18 a 20 – Não conectados

Lado da Memória:
1 – Botão A
2 – Botão B
3 – Botão C
4 – Botão de Start
5 – Botão de Up (pra cima)
6 – Botão de Right (direita)
7 – Botão de Down (pra baixo)
8 – Botão de Left (esquerda)
9 – Botão de Reset
10 – Não conectado
11 e 12 – Saída de vídeo para a TV (NTSC)
13 e 14 – Saída de áudio para a TV
15 – Entrada para presença do plug de áudio e vídeo (GND quando conectado, VCC quando desconectado).
16 e 17 – Tensão da bateria (4.5V), não usado nos cartuchos de jogos.
18 a 28 – Não conectados
29 e 30 – Alimentação do cartucho (3.3V)

Observação: Todos os botões conectam a entrada ao terra (Gnd) quando pressionados.

Estou esperando chegar um cartucho que comprei na DealExtreme pra poder fazer um videogame numa caixa minúscula. Aguardem...

6 comentários:

  1. E que tal ler a ROM e tentar entender o que tem dentro? De repente rola gravar outros jogos hehehe :)

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  2. Alexandre,

    Isso já foi feito, mas com um cartucho com jogos de NES (vou ver se acho o link pra colocar no post tb). Esse que eu tenho provavelmente é compativel com Mega Drive. O problema de ler essa ROM é a paciência e o tempo pra isso. No momento não vai dar...

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  3. Com o console praticamente dentro do cartucho, será que rola pegar um mp4 para usar como monitor, colocar alguns botões e conectar no cartucho?

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  4. Anonimo,
    Dificil, vc teria que decodificar o mp4 e fazer uma interface com o display.

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  5. ai gente se alguem achar algum site vendendo essas fitas da pra vcs enviarem o link pra esse email ae igorfluminensetricolor@hotmail.com vlw ae

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1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
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3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!