Ô título grande este. Mas então, pen drives são as novas pragas que povoam minha bancada. Tempo bom quando só apareciam os ferros de passar roupa da Black & Decker (aquele preto, que parece ter partes de baquelite) de parentes e vizinhos pra consertar. Eles sumiram e agora só aparecem celulares e pen drives, sempre com aquela conversa de "tenta arrumar, se não tiver conserto pode jogar fora" e nisso vão se acumulando aqui em casa. O lado bom disso é que sempre tenho peças de reposição e foi por isso que resolvi dar um jeito num pen drive SanDisk de 16GB que estava assim:
Provavelmente por motivos econômicos os fabricantes estão abolindo o uso do conector padrão USB por conectores plásticos que não duram nada e pra piorar ainda usam a própia PCB com trilhas para os contatos. Este da foto quebrou o conector dos dois lados e era reconhecido apenas quando colocado com cuidado na porta USB. Qualquer sopro e ele não era mais reconhecido. Após me irritar várias vezes com ele resolvi que era hora de corrigir o defeito e nada melhor que um Domingo de chuva pra fazer isso.
Primeiro escolhi um "doador de corpo" entre os pen drives mortos que tenho aqui. O escolhido foi este, que tem uma caixa muito comum, com um bom espaço interno:
Nem lembro mais quem me passou este para consertar, mas era de 4GB. Antes de começar testei de novo pra ver se, por milagre, ele tinha voltado a vida. Mas nem apareceu no PC, apesar do LED acender.
Comecei separando a placa em duas partes deixando um pedaço no lado do conector para manter uma boa fixação na caixa:
E pra alegria do pessoal que lê o blog (sim, eles existem) claro que tirei fotos da placa do pen drive da SanDisk. Olha o lado dos componentes da placa:
Aí dá pra ver o conector feito com placa de circuito impresso, já um pouco desgastado. Agora do outro lado é assim:
Continuando, cortei a placa do SanDisk retirando a parte do conector USB, deixando apenas uns toquinhos para soldar depois. Lixei um pouco esta placa e a do pen drive doador:
Com pedaços de fio rigido soldei as duas placas:
Como nada dá certo de primeira, o resultado ficou maior que a caixa. Como eu testei fora da caixa e funcionou resolvi não mexer muito e acabei lixando a parte traseira pra caber:
Depois obri com um pedaço de fita isolante e, de longe, nem dá pra perceber:
Claro que não vou usar este pen drive para coisas importantes (na verdade eu não uso pen drives para coisas importantes). E claro também que eu poderia simplesmente ter comprado um pen drive novo, mas daí perderia a diversão de sentar na bancada no Domingo chuvoso e soldar um pouco.
Observção: Provavelmente esta "adaptação" interfere na velocidade de transferência de arquivos, mas nos testes que fiz não notei grande diferença.
Observção: Provavelmente esta "adaptação" interfere na velocidade de transferência de arquivos, mas nos testes que fiz não notei grande diferença.
Posso estar enganado mas, sendo Sandisk original vale a pena reparar. Não me lembro de ter tido problemas com pen drives ou cartões de memória da Sandisk nem da Kingston. A Kingston tem , em seu site asiático, uma página para verificação da autenticidade de seus produtos:
ResponderExcluirhttp://legacy.kingston.com/asia/verify/
A Sandisk já recomenda que se adquira seus produtos de um distribuidor autorizado ou se entre em contato com o suporte técnico via site.
Esse da kingston eu já usei e realmente funciona!
Sim, este aqui é origina da SanDisk, o problema é o conector de plástico que quebrou. Eles deveriam ter feito algo melhor nesta parte.
ExcluirEhehehe, eu teria cortado a placa doadora o mais rente possivel aos pinos do conector, e dai colocado ela de "topo" com a do pendrive e soldado com pequenos pedaços de lides de resistor.
ResponderExcluirDai caberia sem problemas na caixinha :P
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGostei muito do seu blog, tem muitas informações interessantes!
ResponderExcluirMas tenho uma dúvida: você conseguiu o potenciômetro do telejogo?
Estou com um que o comando esquerdo fica patinando (deve ter quebrado por dentro e ele gira solto)
Ele é de 500k mesmo? Tem como fazer alguma gambiarra aproveitando o original mesmo ou ele é selado?
Olá. Sim, o pot do telejogo é de 500k mesmo. Dá pra colocar um de 470k no lugar, o problema é encontrar algum com o tamanho certo.
ExcluirVocê teria as medidas dele? Acho que aqui em Brasília tem uma eletrônica com uma boa variedade de potenciômetros. Qualquer coisa eu posso pegar um a mais e te mandar, aí você finaliza a saga do Telejogo =)
ResponderExcluirMIAU! =(^.^)=
ResponderExcluirVocê parece o Professor Pardal de Duck Tales. Rssss
ResponderExcluirFiz o mesmo com o meu de 4g tb da sandisk, mais coloquei em uma carcaça de um Kingston. Tirei a placa do Kingston sem quebrar apenas soltei o plug. Depois sem cortar a placa do sandisk soldei direto. Funcionou!
ResponderExcluirGalera,o meu foi quebrado dentro da saída usb do meu notebook.😏 qual equipamento específico para puxar o outro pedaço?
ResponderExcluirPinça
ExcluirMeu irmão deixou um para mim soldar o conector mas não sei se vai dar 1 trilha quebrou antes da solda sobrando duas
ResponderExcluir