O Macagnan perguntou sobre o osciloscópio Tektronix do meu cunhado no post anterior e me lembrei das fotos que tirei do meu novo (ou muito velho) osciloscópio. Era pra ter postado estas fotos no ano passado mas acabou igual aos outros posts que nunca escrevo. Tem muita foto guardada aqui e post que é bom nunca sai...
Mas voltando ao osciloscópio, comprei este aqui num ferro velho ano passado. Sempre quis um osciloscópio analógico valvulado para usar de enfeite (isso mesmo, igual nos filmes). Não precisava funcionar, apenas ser valvulado, com a tela verde, muitos botões, em bom estado e o menor possível. Encontrei um que atendia estes requisitos uma vez, bem pequeno e valvulado, acho que era um Philips. Acabei não levando e da outra vez que voltei ao ferro velho ele já não estava lá. Este aqui eu decidi não deixar passar, embora seja bem maior e de tela cinza.
Em casa tenho dois outros osciloscópios, um BK Precision 2530B e um JYE Tech DSO 062. Já este velhinho é um osciloscópio nacional da marca Engro modelo ORC-10. Claro que não encontrei nenhuma referencia a este modelo na rede, deve ter alguma coisa em alguma revista de eletrônica antiga, quem sabe? Na traseira tem uma placa com o número de série (123) que não diz muita coisa:
O aparelho estava um "pouquinho" sujo por fora e precisou de um pouco de trabalho para ficar mais aprasentável. Tive que desmontar tudo pra poder limpar o painel frontal que estava assim:
Para retirar o painel frontal tive que abrir o osciloscópio inteiro. A parte interna não estava muito limpa também:
Não consegui identificar o ano de fabricação, mas parece ser um modelo mais recente já que usa placas de circuito impresso e não um chassi de metal para a montagem das válvulas (fotos tiradas depois da limpeza):
Atrás painel a montagem lembra mais um aparelho valvulado:
Encontrei duas coisas curiosas dentro dele. Primeiro a válvula da fonte tem uma espécie de borracha no topo presa por meio de fita adesiva. Deve ser por causa da alta tensão que deve ter por ali:
Segunda curiosidade é esta válvula ECC85 da Tchecoslovaquia (Todas as outras válvulas são nacionais) da marca Tesla:
Claro que tentei ligar o aparelho, mas não deu sinal de vida, nenhuma válvula acendeu. Uma pena, quem sabe algum dia eu tento arrumar...
muito top!!! adoro aparelhos valvulados !!!!
ResponderExcluirEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE POST NOVO!!! EEEEEEEEEEE ;oD
ResponderExcluirPois é Tabajara, estamos de volta...
ExcluirEstava vendo na quarta e quinta fotos o capricho de quem amarrou com barbante os fios que passam abaixo das válvulas e dos capacitores. Coisa que não se vê mais hoje em dia (leia-se cinta lacre, fita dupla-face, "silver tape" e por aí vai...)! Lembra muito as amarrações de bobinas de motores elétricos.
ResponderExcluir